Gostou do artigo? Compartilhe!

Diabetes tipo 1 quintuplica em crianças abaixo de 5 anos no Reino Unido em um período de 20 anos

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

O número de crianças abaixo de 5 anos com diabetes tipo 11 aumentou 5 vezes em um período de 20 anos (1985 a 2004) de acordo com um estudo apresentado na Diabetes2 UK’s Annual Professional Conference e conduzido por pesquisadores da Universidade de Bristol. Foram observados os dados de 2,6 milhões de pessoas na região de Oxford.

 

Embora o aumento no número de casos tenho sido mais expressivo nas crianças abaixo de 5 anos, o número da doença em menores de 15 anos quase dobrou durante o período analisado. Houve um aumento de 2,3% no número de crianças diagnosticadas com diabetes tipo 11 a cada ano.

Os pesquisadores estão procurando as razões para explicar este aumento. A Professora Polly Bingley disse que a incidência3 de diabetes tipo 11 está aumentando em toda a Europa, particularmente em crianças muito novas, e que isto pode não estar ligado a fatores genéticos, mas a mudanças em fatores ambientais. Isto pode significar que estamos sendo expostos a algo novo, ou que agora temos menos exposição a algo que antes estava controlando nossas respostas imunológicas. É necessário que se trabalhe para a achar quais são essas mudanças.

 

Fonte: University of Bristol

NEWS.MED.BR, 2007. Diabetes tipo 1 quintuplica em crianças abaixo de 5 anos no Reino Unido em um período de 20 anos. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/10646/diabetes-tipo-1-quintuplica-em-criancas-abaixo-de-5-anos-no-reino-unido-em-um-periodo-de-20-anos.htm>. Acesso em: 21 set. 2019.

Complementos

1 Diabetes tipo 1: Condição caracterizada por altos níveis de glicose causada por deficiência na produção de insulina. Ocorre quando o próprio sistema imune do organismo produz anticorpos contra as células-beta produtoras de insulina, destruindo-as. O diabetes tipo 1 se desenvolve principalmente em crianças e jovens, mas pode ocorrer em adultos. Há tendência em apresentar cetoacidose diabética.
2 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
3 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
Gostou do artigo? Compartilhe!