Games podem melhorar a habilidade em cirurgias videolaparoscópicas
Pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Iowa/EUA, publicada em fevereiro de 2007 no Archieves of Surgery, analisa a prática de jogar games como ferramenta de melhoria da habilidade de cirurgiões em cirurgias videolaparoscópicas. O benefício deste treinamento para cirurgiões deve ser quantificado.
O estudo analisou o desempenho de 33 participantes, dentre eles médicos residentes de cirurgia e cirurgiões não residentes que participavam de um programa conhecido como Rosser Top Gun Laparoscopic Skills and Suturing Program (Top Gun). Os médicos usaram 3 diferentes jogos eletrônicos. Avaliou-se a experiência pregressa dos participantes, seu nível atual em relação aos escores alcançados no resultado final de cada jogo, o nível de treinamento de cada cirurgião, o número de videolaparoscopias por eles realizadas e o número de anos de prática médica.
O resultado final mostrou que os mais hábeis ao jogar games e aqueles que tinham o hábito de jogar por mais de 3 horas por semana no passado apresentaram uma habilidade maior na realização de cirurgias videolaparoscópicas e na capacidade de realizar suturas1. A pesquisa publicada avalia a hipótese do uso de games como ferramenta de treinamento de médicos cirurgiões.
Saiba mais: Archives of Surgery