Câncer de útero: obesidade e distribuição de gordura pelo corpo aumentam o risco de câncer endometrial
Publicado pela Cancer1 Research UK, um estudo revelou que obesidade2, gordura abdominal3 e ganho de peso acelerado em adultos tem relação direta com risco de câncer1 endometrial.
A cintura maior que 86 centímetros (a média das mulheres britânicas) apresenta o dobro de chances de desenvolver câncer1 de útero4 em comparação às mulheres com cintura abaixo de 79 centímetros. A ligação entre obesidade2 e câncer1 se mostrou particularmente forte entre as mulheres que já passaram pela menopausa5, que nunca haviam tomado pílulas contraceptivas e nem passado por terapia hormonal. Outro fator de risco6 relacionado ao câncer1 endometrial é o ganho de mais de 20 quilos a partir dos 20 anos de idade.
O estudo analisou dados de 223 mil mulheres de 10 países da Europa. Concluiu-se que obesidade2, gordura abdominal3 e ganho de peso acelerado em adultos possui relação direta com o risco de câncer1 endometrial. As mulheres obesas (com índice de massa corporal7 acima de 30) têm o dobro do risco de câncer1 se comparadas às mulheres com peso normal (índice entre 19 e 25).
Segundo a Cancer1 Research UK, 5.500 mulheres são diagnosticadas com câncer1 endometrial a cada ano, com cerca de mil mortes anuais pela doença. A incidência8 desse tipo de câncer1 teve um aumento de 19% entre 1993 e 2002.
Fonte: Cancer1 Research UK