Gostou do artigo? Compartilhe!

AIDS: vacina brasileira desenvolvida por cientistas da USP será testada em macacos Rhesus

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Vacina1 brasileira contra o vírus2 HIV3, causador da Aids, desenvolvida por três pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) começará a ser testada em macacos no segundo semestre de 2013. Os experimentos têm o objetivo de encontrar um método de imunização4 mais eficaz que possa ser usado em humanos.

O imunizante5 HIVBr18 foi desenvolvido e patenteado pelos pesquisadores Edecio Cunha Neto, Jorge Kalil e Simone Fonseca. Atualmente, o projeto (iniciado em 2001) é conduzido no âmbito do Instituto de Investigação em Imunologia, um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs), um programa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), apoiado pela FAPESP no Estado de São Paulo.

Fonte: Agência FAPESP

NEWS.MED.BR, 2013. AIDS: vacina brasileira desenvolvida por cientistas da USP será testada em macacos Rhesus. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/370549/aids-vacina-brasileira-desenvolvida-por-cientistas-da-usp-sera-testada-em-macacos-rhesus.htm>. Acesso em: 21 out. 2020.

Complementos

1 Vacina: Tratamento à base de bactérias, vírus vivos atenuados ou seus produtos celulares, que têm o objetivo de produzir uma imunização ativa no organismo para uma determinada infecção.
2 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
3 HIV: Abreviatura em inglês do vírus da imunodeficiência humana. É o agente causador da AIDS.
4 Imunização: Processo mediante o qual se adquire, de forma natural ou artificial, a capacidade de defender-se perante uma determinada agressão bacteriana, viral ou parasitária. O exemplo mais comum de imunização é a vacinação contra diversas doenças (sarampo, coqueluche, gripe, etc.).
5 Imunizante: Que ou o que imuniza; que faz ficar imune ou refratário a um agente patogênico ou a uma moléstia infecciosa.
Gostou do artigo? Compartilhe!