Gostou do artigo? Compartilhe!

Primeira mutação detectada no vírus influenza H1N1 não está associada à maior virulência

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

A amostra sequenciada no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, não identificou mutação1 que implique em maior virulência2 do vírus3 H1N1. Apenas foi encontrada uma diferença na proteína hemaglutinina, responsável pela capacidade de infecção4 do vírus3, mas sem indicar agressividade maior do vírus3.

O Instituto Adolfo Lutz vai continuar com os trabalhos de isolamento e sequenciamento do vírus3 nas outras 26 amostras dos casos confirmados em São Paulo para monitorar as mutações do vírus3.

Segundo informações do Ministério da Saúde5, a gripe6 H1N1 tem um total de 79 casos confirmados no país. A distribuição entre os estados é: São Paulo (27), Santa Catarina (19), Minas Gerais (11), Rio de Janeiro (11), Tocantins (4), Distrito Federal (3), Mato Grosso (2), Bahia (1) e Rio Grande do Sul (1). Do total de casos confirmados, 16 são de transmissão autóctone7 (ocorrida dentro do território nacional), todos com vínculos epidemiológicos com pacientes procedentes do exterior. Desse modo, a transmissão no Brasil é limitada e não há evidência de sustentabilidade da transmissão de pessoa a pessoa do vírus3 da Influenza8 A (H1N1).


Fonte: Ministério da Saúde5

NEWS.MED.BR, 2009. Primeira mutação detectada no vírus influenza H1N1 não está associada à maior virulência. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/36053/primeira-mutacao-detectada-no-virus-influenza-h1n1-nao-esta-associada-a-maior-virulencia.htm>. Acesso em: 22 out. 2021.

Complementos

1 Mutação: 1. Ato ou efeito de mudar ou mudar-se. Alteração, modificação, inconstância. Tendência, facilidade para mudar de ideia, atitude etc. 2. Em genética, é uma alteração súbita no genótipo de um indivíduo, sem relação com os ascendentes, mas passível de ser herdada pelos descendentes.
2 Virulência: 1. Qualidade ou estado do que é ou está virulento. 2. Capacidade de um vírus ou bactéria de se multiplicar dentro de um organismo, provocando doença. 3. No sentido figurado, caráter daquilo ou daquele que está carregado de violência ou de ímpeto violento.
3 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
4 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
5 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
6 Gripe: Doença viral adquirida através do contágio interpessoal que se caracteriza por faringite, febre, dores musculares generalizadas, náuseas, etc. Sua duração é de aproximadamente cinco a sete dias e tem uma maior incidência nos meses frios. Em geral desaparece naturalmente sem tratamento, apenas com medidas de controle geral (repouso relativo, ingestão de líquidos, etc.). Os antibióticos não funcionam na gripe e não devem ser utilizados de rotina.
7 Autóctone: 1. Que ou quem é natural do país ou da região em que habita e descende das raças que ali sempre viveram; aborígene, indígena. 2. Que se origina da região onde é encontrado, onde se manifesta. 3. Diz-se de rocha cujos constituintes se formaram no local. 4. Na medicina, aquele ou aquilo que é formado ou originado no local onde é encontrado. 5. Na linguística, diz-se da primeira língua que se falou em um país, ou de quaisquer de suas características.
8 Influenza: Doença infecciosa, aguda, de origem viral que acomete o trato respiratório, ocorrendo em epidemias ou pandemias e frequentemente se complicando pela associação com outras infecções bacterianas.
Gostou do artigo? Compartilhe!