Homens são alvo da próxima campanha de vacinação contra a rubéola
Ministério da Saúde1 cria megaestrutura para a próxima Campanha Nacional de Vacinação para Eliminação da Rubéola2 e pretende imunizar 70 milhões de pessoas entre 9 de agosto e 12 de setembro. Serão mobilizados 220 mil voluntários e servidores da saúde1 em todo o país, com um investimento de R$ 202,6 milhões.
Nos últimos dois anos, houve surtos dispersos de rubéola2 em todo o país, ameaçando a população ainda não vacinada. Em 2007, foram registrados 8.407 casos, sendo 161 em mulheres grávidas, o que resultou em 20 recém-nascidos com Síndrome3 da Rubéola2 Congênita4 - SCR (cegueira, surdez, retardo mental, cardiopatias dentre outras seqüelas). A única alternativa para conter o avanço de casos, surtos e a SRC é a vacinação indiscriminada de homens e mulheres.
Diferente dos anos anteriores, nos quais o alvo principal da campanha eram mulheres e crianças, a próxima Campanha de Vacinação prioriza a população do sexo masculino. A faixa etária mais atingida pela rubéola2 é a de 20 a 34 anos de idade e 70% dos casos confirmados ocorreram entre os homens.
A vacinação será realizada com a aplicação da vacina5 dupla viral (sarampo6 e rubéola2) em homens e mulheres com idade entre 20 e 39 anos de todo o país e por meio da aplicação da vacina5 tríplice viral (sarampo6, caxumba7 e rubéola2) em indivíduos com idades entre 12 e 19 anos nos estados do Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte, além de toda a população indígena que vive em aldeias. Todos devem ser vacinados, independente do histórico de vacinação ou doença anterior.
O secretário de Vigilância em Saúde1 do Ministério da Saúde1, Gerson Penna, diz que “A campanha de vacinação causa impacto imediato para alcançar a meta de eliminação da Rubéola2 nas Américas até 2010, um compromisso internacional e nacional assumido pelo Brasil durante a 44ª reunião do Conselho Diretor da Organização Pan-Americana da Saúde1 (OPAS)”.
Fonte: Ministério da Saúde1