Atividades físicas regulares e uma dieta saudável podem retardar o aparecimento de diabetes mellitus tipo 2 em até 14 anos nas pessoas com intolerância à glicose
Estudo publicado na revista científica The Lancet, em 24 de maio de 2008, relata que a prática regular de atividades físicas e uma dieta saudável podem retardar o aparecimento de diabetes mellitus1 tipo 2 em até 14 anos naquelas pessoas com intolerância à glicose2.
No estudo randomizado3 denominado China Da Qing Diabetes4 Prevention Outcome Study, 577 adultos com intolerância à glicose2 foram acompanhados durante seis anos. Eles foram divididos em 4 grupos: um grupo controle que não alterou seu estilo de vida ou em um dos três grupos - dieta saudável, exercícios físicos ou um grupo que recebeu dieta saudável associada à prática regular de atividades físicas.
Durante 6 anos, de 1986 a 1992, foram realizadas as intervenções no estilo de vida. Em 2006, os participantes foram estudados para verificar o efeito a longo prazo dessas intervenções.
No grupo que mudou a dieta e realizou atividades físicas regulares, houve uma redução de 51% na incidência5 de diabetes mellitus1 tipo 2. No período de seguimento que durou 20 anos, a incidência5 da doença teve uma redução de 43% neste mesmo grupo. No vigésimo ano de seguimento, 80% das pessoas que alteraram a dieta, a prática de atividades físicas ou ambas desenvolveram diabetes4, enquanto 93% das pessoas que estavam no grupo controle apresentavam a doença.
No presente estudo, a duração desses benefícios após o período de intervenção ativa não ficou bem estabelecida, assim como a redução do risco para doenças cardiovasculares6 ou mortalidade7.
A conclusão da pesquisa, mostra que as alterações no estilo de vida em relação à dieta e à realização de atividades físicas pode prevenir ou retardar o aparecimento de diabetes4 por 14 anos.
Fonte: The Lancet