Um quarto das adolescentes norte-americanas estão infectadas por pelo menos uma doença sexualmente transmissível
Mais de uma em cada quatro adolescentes do sexo feminino (26%) estão infectadas por pelo menos uma doença sexualmente transmissível. Este índice é ainda maior entre as adolescentes negras (48%), de acordo com estudo apresentado na conferência anual sobre prevenção das doenças sexualmente transmissíveis do CDC (Centers for Disease Control and Prevention) de 2008, em Chicago.
A estimativa é que 3,2 milhões de adolescentes dos Estados Unidos com idade entre 14 e 19 anos – cerca de 26% das adolescentes que pertencem a esta faixa etária – têm pelo menos uma doença sexualmente transmissível, tal como infecção1 por HPV - papilomavírus humano, infecção1 por chlamydia, herpes genital ou tricomoníase. Quarenta e oito por cento das adolescentes negras estão infectadas, comparado a 20% das adolescentes brancas. O CDC considera esta informação alarmante, pois isso mostra que as adolescentes estão expostas a doenças que trazem conseqüências sérias ao organismo se não tratadas, como infertilidade2 e câncer3 de colo4 de útero5.
O mais preocupante é que para cada ato sexual sem proteção, uma pessoa não infectada corre um risco muito grande de ter contato com uma doença sexualmente transmissível e se infectar. O CDC acredita que esta estatística ainda seja maior, pois este estudo não levou em consideração doenças como sífilis6, gonorréia7 e infecção1 por HIV8.
Os resultados também mostram que, das adolescentes infectadas, 15% apresenta mais de uma doença. A mais comum foi a infecção1 por HPV (18% das adolescentes), que pode causar verrugas genitais e câncer3 de colo4 de útero5; seguida pela infecção1 por chlamydia (4% das adolescentes) – uma bactéria9 que pode causar doença inflamatória pélvica10 e aumentar o risco de infertilidade2.
O CDC recomenda vacinação completa contra HPV para as adolescentes com idades entre 11 e 26 anos, e rastreamento anual para chlamydia nas mulheres com menos de 25 anos e com vida sexual ativa.
A tricomoníase, causada por um parasita11, foi encontrada em 3% das adolescentes, enquanto cerca de 2% das adolescentes estavam infectadas por herpes simples tipo 2.
Fonte: Centers for Disease Control and Prevention - 2008 National STD Prevention Conference