Gostou do artigo? Compartilhe!

Crianças que ingerem menos sal reduzem o consumo de bebidas adocicadas, protegendo a saúde cardiovascular futura

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Cientistas britânicos relataram, em artigo publicado na revista científica Hypertension, que a redução de um grama1 de sal na dieta diária equivale à uma redução de 100 gramas no consumo diário de líquidos, principalmente de refrigerantes ou sucos adocicados. Realizado com crianças com idade entre 4 e 18 anos, o estudo mostrou que esta redução pode ajudar a manter as crianças saudáveis e mais magras, por reduzir o risco de desenvolvimento de hipertensão arterial2 e obesidade3, protegendo a saúde4 cardiovascular futura.


Foram analisados os hábitos alimentares de 1600 crianças entre 4 e 18 anos na Inglaterra. Concluiu-se que as crianças que ingeriam menos sal também bebiam menos líquidos, incluindo refrigerante e sucos adocicados.


A diminuição do sal na dieta pode reduzir a incidência5 de ataques cardíacos e acidente vascular6 cerebral no futuro. Refrigerantes e bebidas adocicadas são uma importante fonte de calorias7 para crianças, mas não são calorias7 saudáveis, já que estão ligadas ao desenvolvimento de hábitos alimentares errôneos, que estimulam a obesidade3.


Se uma criança com idade entre 4 e 18 anos cortar pela metade a quantidade de sal que ingere, haverá um decréscimo de ingestão de aproximadamente 2 copos de bebidas adocicadas por semana, o que equivale a reduzir a ingestão de 250 calorias7 por semana.


Uma redução de 10 a 20% do sal ingerido não é percebida pelas papilas gustativas8, ou seja, não altera o sabor dos alimentos. Os pais devem checar os rótulos dos alimentos para escolher produtos que contenham menos sal. Devem preferir os alimentos temperados com cebola, alho, cebolinha, salsinha e ervas aos cozidos com sal, evitando também saleiros à mesa.


De acordo com a Associação Americana do Coração9 (American Heart Association), adultos saudáveis também devem reduzir o sal ingerido à menos de 2300 miligramas ou 2,3 gramas por dia. Isto equivale a aproximadamente uma colher de chá de sal de cozinha ao dia, incluindo todos os alimentos ingeridos.

Fonte: Hypertension

NEWS.MED.BR, 2008. Crianças que ingerem menos sal reduzem o consumo de bebidas adocicadas, protegendo a saúde cardiovascular futura. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/13996/criancas-que-ingerem-menos-sal-reduzem-o-consumo-de-bebidas-adocicadas-protegendo-a-saude-cardiovascular-futura.htm>. Acesso em: 26 jan. 2021.

Complementos

1 Grama: 1. Designação comum a diversas ervas da família das gramíneas que formam forrações espontâneas ou que são cultivadas para criar gramados em jardins e parques ou como forrageiras, em pastagens; relva. 2. Unidade de medida de massa no sistema c.g.s., equivalente a 0,001 kg . Símbolo: g.
2 Hipertensão arterial: Aumento dos valores de pressão arterial acima dos valores considerados normais, que no adulto são de 140 milímetros de mercúrio de pressão sistólica e 85 milímetros de pressão diastólica.
3 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
4 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
5 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
6 Vascular: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.
7 Calorias: Dizemos que um alimento tem “x“ calorias, para nos referirmos à quantidade de energia que ele pode fornecer ao organismo, ou seja, à energia que será utilizada para o corpo realizar suas funções de respiração, digestão, prática de atividades físicas, etc.
8 Papilas Gustativas: Pequenos órgãos sensoriais que contêm células receptoras gustatórias, células basais e células de sustentação. Em humanos, as papilas gustativas estão localizadas no epitélio da língua, palato e faringe. São inervadas pelo NERVO DA CORDA DO TÍMPANO (um ramo do nervo facial) e pelo NERVO GLOSSOFARÍNGEO.
9 Coração: Órgão muscular oco localizado no tórax, sob o osso esterno, ligeiramente deslocado para a esquerda. Em um adulto, tem o tamanho aproximado de um punho fechado e pesa cerca de 400 gramas. O papel do coração é enviar sangue rico em oxigênio a todas as células do nosso organismo.
Gostou do artigo? Compartilhe!