Gostou do artigo? Compartilhe!

Lançada a versão beta da nova Classificação Internacional das Cefaleias - 3ª edição

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Após duas edições bem sucedidas da Classificação Internacional das Cefaleias1 (ICHD), uma terceira está próxima dos retoques finais. Os membros do Comitê de Classificação trabalharam por três anos para realizar esta versão beta.

Para esta nova edição, tem havido um conjunto substancial de evidências disponíveis para o trabalho de classificação, em contraste com as edições anteriores, que foram principalmente baseadas nas opiniões dos especialistas. As mudanças foram feitas apenas onde havia boas evidências publicadas apoiando a alteração ou onde a necessidade de modificação era intuitivamente óbvia.

Esta é a primeira vez que uma versão beta foi publicada antes da versão final. O principal motivo é sincronizar a 3ª edição da Classificação Internacional das Cefaleias1 (ICHD-3) com a próxima revisão da Organização Mundial da Saúde2 (11ª edição) da Classificação Internacional de Doenças (CID-11). Esta classificação já está bem avançada e os especialistas garantem uma boa representação da dor de cabeça3 no CID-11, mas também asseguram a congruência entre CID-11 e ICHD-3 (beta). No entanto, o CID-11 agora entra em uma fase de ensaios de campo e o ICHD-3 deve fazer o mesmo. Esse período de testes permitirá a identificação e correção de erros e permitirá uma ampla contribuição dos membros da International Headache Society.

Os códigos de diagnóstico4 CID-11 não serão finalizados em até dois ou três anos, mas seria uma grande vantagem para o ICHD-3 poder incluir esses códigos. Os códigos CID-11 da OMS serão utilizados pelas autoridades de saúde2 para codificação diagnóstica oficial e, em muitos casos, serão empregados para fins de reembolso; por isso também devem estar acertados.

A International Headache Society publicou a versão beta do ICHD-3 (beta) em seu site. Os testes de campo continuarão por dois ou talvez três anos. Pequenas alterações são prováveis para o ICHD-3 e para os códigos de diagnóstico4 da CID-11, e estes serão incorporados, quando então será publicada a versão final da ICHD-3 no periódico Cephalalgia.

A versão beta da ICHD-3 (beta) está publicada apenas em inglês. A versão final da ICHD-3 deve ser traduzida e publicada em várias línguas, como aconteceu com a primeira e segunda edições.

Clínicos e pesquisadores podem começar a usar os critérios da ICHD-3 (beta). Existem muitas melhorias em relação à ICHD-II e seria de pouca utilidade continuar a usá-la para o trabalho científico.

A versão beta pode ser vista em International Classification of Headache Disorders (ICHD-3) - 3ª edição

 

Fonte: International Headache Society

 

NEWS.MED.BR, 2017. Lançada a versão beta da nova Classificação Internacional das Cefaleias - 3ª edição. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/1303808/lancada-a-versao-beta-da-nova-classificacao-internacional-das-cefaleias-3-edicao.htm>. Acesso em: 18 set. 2019.

Complementos

1 Cefaléias: Sinônimo de dor de cabeça. Este termo engloba todas as dores de cabeça existentes, ou seja, enxaqueca ou migrânea, cefaléia ou dor de cabeça tensional, cefaléia cervicogênica, cefaléia em pontada, cefaléia secundária a sinusite, etc... são tipos dentro do grupo das cefaléias ou dores de cabeça. A cefaléia tipo tensional é a mais comum (acomete 78% da população), seguida da enxaqueca ou migrânea (16% da população).
2 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
3 Cabeça:
4 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
Gostou do artigo? Compartilhe!