Gostou do artigo? Compartilhe!

Número de meninas com HIV já supera o de meninos

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Boletim Epidemiológico Aids/DST, divulgado pelo Ministério da Saúde1 em novembro de 2007, mostra que a maior prevalência2 do vírus3 HIV4 nos jovens com idade entre 13 e 19 anos mudou de sexo na última década: em 1996, eram 235 meninos e 203 meninas infectados pelo vírus3; em 2006, mudou para 223 meninos e 368 meninas contaminadas.


A mudança no perfil dos soro5-positivos pode estar associada principalmente a fatores sociais. Estudos de comportamento mostram que, nas relações sexuais eventuais, 80% dos meninos usam preservativo e apenas 40% das meninas solicitam o uso da camisinha, o que demanda um trabalho de conscientização efetiva dos adolescentes para prevenção da transmissão do HIV4 entre jovens.


O número de mulheres contaminadas também tem aumentado nas outras faixas etárias. Segundo os casos notificados de AIDS por ano de diagnóstico6 e sexo, a razão entre sexo masculino e sexo feminino era 26,7 em 1985 e passou para 1,5 em 2006.


O relatório concluiu que a maior parte dos casos de contaminação por HIV4 no país, para ambos os sexos, concentra-se na faixa etária de 25 a 49 anos.


Fonte: Ministério da Saúde1

 

Confira o Boletim completo em:

 

Boletim Epidemiológico Aids/DST

NEWS.MED.BR, 2007. Número de meninas com HIV já supera o de meninos. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/12272/numero+de+meninas+com+hiv+ja+supera+o+de+meninos.htm>. Acesso em: 17 jan. 2020.

Complementos

1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
2 Prevalência: Número de pessoas em determinado grupo ou população que são portadores de uma doença. Número de casos novos e antigos desta doença.
3 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
4 HIV: Abreviatura em inglês do vírus da imunodeficiência humana. É o agente causador da AIDS.
5 Soro: Chama-se assim qualquer líquido de características cristalinas e incolor.
6 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
Gostou do artigo? Compartilhe!