Atalho: 5RCA0DE
Gostou do artigo? Compartilhe!

Aprovado medicamento para alívio dos sintomas do climatério

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

O Laboratório Aché lançou o Soyfemme® (extrato seco de Glycine max (L.) Merr.), único medicamento à base de isoflavonas da soja aprovado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e com eficácia comprovada para tratamento dos principais sintomas1 da pós-menopausa2 como ondas de calor (fogachos), sudorese3 noturna e melhora no perfil lipídico4 (colesterol5, triglicérides6). Visa melhorar a qualidade de vida e o bem-estar da mulher neste período.

Elaborado à base de extrato seco padronizado da soja da espécie Glycine max, contém genisteína e daidzeína, as duas principais isoflavonas da soja. Soyfemme® é uma opção para as mulheres com contra-indicação à Terapia de Reposição Hormonal (TRH) ou àquelas que desejam um tratamento natural e de eficácia comprovada para alívio dos sintomas1 do climatério7. É também indicado como coadjuvante8 no tratamento da hipercolesterolemia9.

A
s isoflavonas da soja, presentes no medicamento, são substâncias conhecidas como fitoestrógenos, ou seja, substâncias que apresentam estrutura química semelhante à dos estrógenos, podendo exercer as mesmas funções deste hormônio10, propiciando a redução de alguns sintomas1 indesejáveis do climatério7.

Pode haver interferência na absorção de ferro. Em caso de mulheres que estejam fazendo suplementação11 de ferro, a dose deste pode requerer ajuste. Também devem ser monitorados os níveis de hormônios tireoidianos quando há ingestão concomitante de Soyfemme e levotiroxina12. Pacientes com antecedentes de neoplasias13 de mama14 ou útero15 devem ser submetidos à avaliação médica antes de iniciar o tratamento, além de serem mantidas sob acompanhamento médico periódico.

O medicamento consta de cápsulas gelatinosas com 60 mg de isoflavonas por cápsula em embalagem com 30 unidades, para uso adulto.

Fonte:Anvisa

 

NEWS.MED.BR, 2005. Aprovado medicamento para alívio dos sintomas do climatério. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/pharma-news/937/aprovado-medicamento-para-alivio-dos-sintomas-do-climaterio.htm>. Acesso em: 16 set. 2019.

Complementos

1 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
2 Menopausa: Estado fisiológico caracterizado pela interrupção dos ciclos menstruais normais, acompanhada de alterações hormonais em mulheres após os 45 anos.
3 Sudorese: Suor excessivo
4 Perfil lipídico: Exame laboratorial que mede colesterol total, triglicérides, HDL. O LDL é calculado por estes resultados. O perfil lipídico é uma das medidas de risco para as doenças cardiovasculares.
5 Colesterol: Tipo de gordura produzida pelo fígado e encontrada no sangue, músculos, fígado e outros tecidos. O colesterol é usado pelo corpo para a produção de hormônios esteróides (testosterona, estrógeno, cortisol e progesterona). O excesso de colesterol pode causar depósito de gordura nos vasos sangüíneos. Seus componentes são: HDL-Colesterol: tem efeito protetor para as artérias, é considerado o bom colesterol. LDL-Colesterol: relacionado às doenças cardiovasculares, é o mau colesterol. VLDL-Colesterol: representa os triglicérides (um quinto destes).
6 Triglicérides: A principal maneira de armazenar os lipídeos no tecido adiposo é sob a forma de triglicérides. São também os tipos de lipídeos mais abundantes na alimentação. Podem ser definidos como compostos formados pela união de três ácidos graxos com glicerol. Os triglicérides sólidos em temperatura ambiente são conhecidos como gorduras, enquanto os líquidos são os óleos. As gorduras geralmente possuem uma alta proporção de ácidos graxos saturados de cadeia longa, já os óleos normalmente contêm mais ácidos graxos insaturados de cadeia curta.
7 Climatério: Conjunto de mudanças adaptativas que são produzidas na mulher como conseqüência do declínio da função ovariana na menopausa. Consiste em aumento de peso, “calores” freqüentes, alterações da distribuição dos pêlos corporais, dispareunia.
8 Coadjuvante: Que ou o que coadjuva, auxilia ou concorre para um objetivo comum.
9 Hipercolesterolemia: Aumento dos níveis de colesterol do sangue. Está associada a uma maior predisposição ao desenvolvimento de aterosclerose.
10 Hormônio: Substância química produzida por uma parte do corpo e liberada no sangue para desencadear ou regular funções particulares do organismo. Por exemplo, a insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que diz a outras células quando usar a glicose para energia. Hormônios sintéticos, usados como medicamentos, podem ser semelhantes ou diferentes daqueles produzidos pelo organismo.
11 Suplementação: Que serve de suplemento para suprir o que falta, que completa ou amplia.
12 Levotiroxina: Levotiroxina sódica ou L-tiroxina (T4) é um hormônio sintético usado no tratamento de reposição hormonal quando há déficit de produção de tiroxina (T4) pela glândula tireoide.
13 Neoplasias: Termo que denomina um conjunto de doenças caracterizadas pelo crescimento anormal e em certas situações pela invasão de órgãos à distância (metástases). As neoplasias mais frequentes são as de mama, cólon, pele e pulmões.
14 Mama: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
15 Útero: Orgão muscular oco (de paredes espessas), na pelve feminina. Constituído pelo fundo (corpo), local de IMPLANTAÇÃO DO EMBRIÃO e DESENVOLVIMENTO FETAL. Além do istmo (na extremidade perineal do fundo), encontra-se o COLO DO ÚTERO (pescoço), que se abre para a VAGINA. Além dos istmos (na extremidade abdominal superior do fundo), encontram-se as TUBAS UTERINAS.
Gostou do artigo? Compartilhe!