Gostou do artigo? Compartilhe!

Ministério da Saúde orienta substituição do anti-retroviral infantil Nevirapina 10 mg/ml, produzido pelo laboratório Cristália

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

O Programa Nacional de DST/Aids enviou nota técnica na última quinta-feira, dia 20, às coordenações estaduais e municipais de DST/Aids, pedindo a substituição do medicamento Nevirapina 10 mg/ml, produzido pelo laboratório Cristália. O medicamento será substituído temporariamente pelos anti-retrovirais Efavirenz ou Lopinavir/Ritonavir até que seja finalizada nova aquisição pelo Ministério da Saúde1. A Nevirapina suspensão oral, usada no tratamento da aids em crianças, é distribuída exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde1 (SUS).

A medida foi tomada após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) constatar que o laboratório não cumpriu os critérios de Boas Práticas de Fabricação e Controle. Os serviços de saúde1 que dispõem desta medicação produzida pela Cristália deverão devolvê-la à Secretaria Estadual de Saúde1, que repassará o medicamento ao Ministério da Saúde1. O laboratório Cristália se encarregará de inutilizar o produto apreendido, segundo as regras da Anvisa.

Os pais ou responsáveis pelas crianças que utilizam a Nevirapina suspensão oral devem procurar o serviço de saúde1 onde o medicamento foi distribuído para realizar a troca imediata, de acordo com as recomendações do Programa de DST/Aids. O Efavirenz e o Lopinavir/Ritonavir, na fórmula pediátrica, já estão disponíveis na rede pública de saúde1. A íntegra da nota técnica está no portal www.aids.gov.br.

Fonte: Ministério da Saúde1

NEWS.MED.BR, 2005. Ministério da Saúde orienta substituição do anti-retroviral infantil Nevirapina 10 mg/ml, produzido pelo laboratório Cristália. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/pharma-news/926/ministerio-da-saude-orienta-substituicao-do-anti-retroviral-infantil-nevirapina-10-mg-ml-produzido-pelo-laboratorio-cristalia.htm>. Acesso em: 25 mai. 2022.

Complementos

1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
Gostou do artigo? Compartilhe!