Gostou do artigo? Compartilhe!

Azitromicina ligada à estenose hipertrófica do piloro em lactentes, apresentado na ICAAC 2014

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Em uma análise retrospectiva, entre 163 crianças que receberam azitromicina nos primeiros 14 dias de vida, cerca de 2% desenvolveram EHP para uma razão de possibilidades (RP) de 7,52 (IC 95% 2,39-23,70, p<0,001), disse Matthew Eberly, da Uniformed Services University of the Health Sciences in Bethesda e colaboradores.

A associação mais forte ocorreu quando a exposição ao antibiótico ocorria nas primeiras duas semanas de vida e persistiu, em menor grau, em crianças entre duas e seis semanas de idade (aumento de duas a três vezes nas chances). O trabalho foi apresentado na Interscience Conference on Antimicrobial Agents and Chemotherapy (ICAAC) 2014.

Os pesquisadores avaliaram o risco associado de exposição à azitromicina oral nos primeiros noventa dias de vida e o desenvolvimento posterior de estenose1 hipertrófica do piloro.

Eles revisaram os casos na base de dados do sistema de saúde2 militar Tricare Management Activity de 2011-2012. De 1,07 milhões de prontuários infantis, eles identificaram 2.466 casos de EHP, uma incidência3 de 2,29 por 1.000.

Das 820 crianças que tinham idades entre 15 e 42 dias de vida, durante o tempo de exposição à azitromicina, cinco desenvolveram EHP (p=0,028). Mas nenhuma das 4.590 crianças que receberam azitromicina em idades entre 43 e 90 dias desenvolveram EHP.

É importante lembrar que dados e conclusões de estudos publicados como um resumo ou apresentados em uma conferência devem ser considerados preliminares até que sejam publicados em um periódico de saúde2 revisado.

Fonte: Interscience Conference on Antimicrobial Agents and Chemotherapy (ICAAC) 2014

NEWS.MED.BR, 2014. Azitromicina ligada à estenose hipertrófica do piloro em lactentes, apresentado na ICAAC 2014. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/pharma-news/568202/azitromicina-ligada-a-estenose-hipertrofica-do-piloro-em-lactentes-apresentado-na-icaac-2014.htm>. Acesso em: 1 dez. 2020.

Complementos

1 Estenose: Estreitamento patológico de um conduto, canal ou orifício.
2 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
3 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
Gostou do artigo? Compartilhe!