Ibuprofeno pode levar a danos ao intestino quando usado por atletas, segundo publicação do Medicine & Science in Sports & Exercise
Os anti-inflamatórios, tais como o ibuprofeno, são comumente usados por atletas para evitar a dor induzida pelo exercício. Desta maneira, supostamente eles melhoram o desempenho físico. No entanto, estes medicamentos podem ter efeitos potencialmente perigosos para a mucosa1 do trato gastrointestinal (GI) durante a execução de um exercício físico extenuante.
O objetivo do presente estudo foi determinar o efeito da administração de ibuprofeno, antes do exercício, por via oral, na integridade da mucosa1 gastrointestinal e na função de barreira do intestino em indivíduos saudáveis.
O estudo, publicado pela revista Medicine & Science in Sports & Exercise, contou com a participação de um pequeno grupo de nove homens saudáveis e atletas que foram estudados em quatro ocasiões diferentes:
1-Recebendo 400 mg de ibuprofeno, por duas vezes, antes da prática de ciclismo.
2-Praticando ciclismo sem estarem recebendo o ibuprofeno.
3-Recebendo 400 mg de ibuprofeno, por duas vezes, estando em repouso.
4-Descansando sem ingestão de ibuprofeno.
Para avaliar os pequenos danos intestinais foram medidas as concentrações de ácidos graxos intestinais que se ligam a proteínas2 (da sigla em inglês, I-FABP), enquanto que, após a ingestão de multisugar, a excreção urinária foi medida por cromatografia líquida e por espectrometria para determinar a permeabilidade3 gastrointestinal.
Os resultados mostraram que tanto o consumo de ibuprofeno quanto a prática de ciclismo resultaram em aumento das concentrações de I-FABP, refletindo pequenos danos intestinais. As concentrações foram mais altas depois de pedalar tendo usado o ibuprofeno do que depois de pedalar não tendo usado a medicação, descansar tendo usado o ibuprofeno ou descansar sem ter usado o medicamento. Do mesmo modo, a permeabilidade3 do intestino delgado4 aumentou, especialmente depois do ciclismo após uso do ibuprofeno, o que reflete a perda da integridade da barreira intestinal. É interessante notar que a extensão da lesão5 intestinal e a disfunção da barreira foram significativamente correlacionadas.
Este é o primeiro estudo a mostrar que o ibuprofeno agrava a lesão5 intestinal induzida pelo exercício e leva à disfunção da barreira intestinal em indivíduos saudáveis. Os autores concluíram que o consumo de anti-inflamatórios não esteroides, como o ibuprofeno, por atletas não é inofensivo e deve ser desencorajado.
Fonte: Medicine & Science in Sports & Exercise, volume 44, de dezembro de 2012