Atalho: 5SQ49JP
Gostou do artigo? Compartilhe!

Vacina contra H1N1 pode causar narcolepsia em crianças, segundo informações da OMS

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Desde agosto de 2010, seguindo a disseminação de uso da vacina1 contra influenza2 (H1N1) em 2009, casos de narcolepsia, principalmente em crianças e adolescentes, foram reportados por pelo menos 12 países. Os casos foram mais frequentes na Suécia, Finlândia e Islândia.

A narcolepsia é uma condição neurológica rara que leva a pessoa a ter ataques de sono repentinos, a qualquer momento, e que podem acontecer em situações inusitadas. Há uma sonolência excessiva durante o dia, mesmo quando a pessoa dormiu bem à noite. Fatores genéticos estão envolvidos no seu aparecimento.

Segundo conclusões do The National Institute for Health and Welfare, da Finlândia, nas crianças e adolescentes de quatro a dezenove anos que receberam a vacina1 contra o H1N1, o risco de narcolepsia foi grande, entre 2009 e 2010, comparadas àquelas não vacinadas. A única vacina1 usada neste país foi a Pandemrix fabricada pela GlaxoSmithKline.

O The National Institute, na Finlândia, considera provável que a Pandemrix seja um dos fatores que esteja contribuindo para este aumento nos casos de narcolepsia e acredita que novos estudos são necessários para determinar outros cofatores que possam estar colaborando para o aumento do risco. O mais provável é que a vacina1 Pandemrix aumente o risco da doença naquelas pessoas geneticamente predispostas junto com algum outro, ainda desconhecido, fator genético e/ou ambiental.

O WHO's Global Advisory Committee on Vaccine Safety (GACVS) analisou os dados e continuará a acompanhar a situação de perto, disponibilizando atualizações sobre as informações obtidas.

Fonte: World Health Organization (WHO) e National Institute for Health and Welfare

NEWS.MED.BR, 2011. Vacina contra H1N1 pode causar narcolepsia em crianças, segundo informações da OMS. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/pharma-news/171862/vacina-contra-h1n1-pode-causar-narcolepsia-em-criancas-segundo-informacoes-da-oms.htm>. Acesso em: 22 set. 2019.

Complementos

1 Vacina: Tratamento à base de bactérias, vírus vivos atenuados ou seus produtos celulares, que têm o objetivo de produzir uma imunização ativa no organismo para uma determinada infecção.
2 Influenza: Doença infecciosa, aguda, de origem viral que acomete o trato respiratório, ocorrendo em epidemias ou pandemias e frequentemente se complicando pela associação com outras infecções bacterianas.
Gostou do artigo? Compartilhe!