Gostou do artigo? Compartilhe!

Silomat e Silomat Plus: Boehringer Ingelheim retira voluntariamente do mercado seus produtos à base de clobutinol

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia
A Boehringer Ingelheim decidiu voluntariamente retirar do mercado mundial, a partir de 31 de agosto de 2007, seus medicamentos à base de Cloridrato de Clobutinol (comercializados no Brasil como medicamento isento de prescrição médica sob as marcas SILOMAT® e SILOMAT® PLUS), indicados para o tratamento da tosse não produtiva.


Esta decisão, já comunicada à ANVISA, foi tomada após a realização de estudos que indicaram o risco – ainda que baixo – de arritmia1 cardíaca durante o período de utilização do medicamento. Embora não tenha sido reportada nenhuma ocorrência grave desde o lançamento do produto no mercado mundial – há mais de 40 anos – a Boehringer Ingelheim, levando em consideração a indicação e disponibilidade de alternativas terapêuticas, tomou esta decisão como medida de precaução e segurança de seus pacientes.


Como a substância não é mais protegida por patente, existem no mercado outros medicamentos disponíveis à base de Clobutinol, pelos quais a Boehringer Ingelheim não é responsável. Pacientes que hoje fazem uso do SILOMAT® ou SILOMAT® PLUS devem buscar orientação médica para opções adequadas de tratamento.


Fonte: Boehringer Ingelheim


NEWS.MED.BR, 2007. Silomat e Silomat Plus: Boehringer Ingelheim retira voluntariamente do mercado seus produtos à base de clobutinol. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/pharma-news/11691/silomat-e-silomat-plus-boehringer-ingelheim-retira-voluntariamente-do-mercado-seus-produtos-a-base-de-clobutinol.htm>. Acesso em: 17 jan. 2020.

Complementos

1 Arritmia: Arritmia cardíaca é o nome dado a diversas perturbações que alteram a frequência ou o ritmo dos batimentos cardíacos.
Gostou do artigo? Compartilhe!