Lançamento de medicamentos: Actemra deve chegar ao Brasil em 2010 como nova possibilidade para o tratamento da artrite reumatóide
A empresa Chugai (uma das acionistas do Grupo Roché) solicitou, no Japão, a aprovação formal da Actemra (tocilizumab), uma nova terapia biológica indicada para o tratamento da artrite reumatóide1 em adultos e da artrite reumatóide1 juvenil em crianças.
Triagens clínicas, na fase III, conduzidas com pacientes japoneses, mostraram melhoras significativas dos sinais2 e sintomas3 da artrite reumatóide1, além de redução da progressão da doença com o uso do novo medicamento.
A Actemra (tocilizumab) tem como alvo a inibição da interleucina-6 (IL-6). A produção anormal desta substância provoca inflamação4, edema5, dano articular, fadiga6 e anemia7.
Enquanto a regulação da aprovação está sendo esperada no Japão, pesquisas na fase III envolvendo mais de 4000 pacientes estão sendo feitas nos Estados Unidos e Europa, com a aprovação do medicamento sendo aguardada para o final de 2007.
A Chugai já comercializa a Actemra, no Japão, para o tratamento da doença de Castleman, um distúrbio linfoproliferativo raro.
A previsão é de que o medicamento chegue ao Brasil até 2010.
A artrite reumatóide1 é uma doença auto-imune8 comum que afeta cerca de 1% da população mundial. É caracterizada pela inflamação4 e edema5 das articulações9 causada por mecanismos auto-imunes aberrantes, levando à destruição progressiva das articulações9. O tratamento tradicional inclui o uso de medicamentos anti-inflamatórios não esteróides, inibidores da COX-2 e medicamentos como o metotrexate. Nenhum desses tratamentos é o ideal, especialmente a longo prazo.