Medicamento para sintomas do climatério desenvolvido pela Unicamp chega às farmácias esta semana
Tecnologia nacional desenvolvida na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp é usada em medicamento para o tratamento dos sintomas1 do climatério2 - irritabilidade, insônia, stress e ondas de calor. A partir desta semana, o novo medicamento à base de isoflavona de soja chega às farmácias e pode ser prescrito por médicos.
Articulada pela Agência de Inovação Inova Unicamp, a parceria entre a Universidade e a Steviafarma (empresa nacional do setor de fármacos) permitiu que o medicamento para tratar os sintomas1 do climatério2 chegasse ao mercado.
A Unicamp foi responsável pela pesquisa e pelo depósito da patente. A Steviafarma licenciou a tecnologia, produziu a matéria-prima (isoflavona aglicona) e o produto acabado.
A composição do produto é de aproximadamente 100% de isoflavonas de soja, disponíveis na forma de aglicona, a parte ativa da isoflavona. Esta concentração garante a absorção do medicamento pelo organismo e a obtenção dos efeitos terapêuticos com segurança e rapidez, sem os efeitos colaterais3 do estrógeno4 sintético, que tem moléculas de açúcar5 agregadas não absorvidas pelo organismo.
A isoflavona é um hormônio6 natural extraído da soja (fitoestrógeno) que atenua os efeitos do climatério2, período de transição que abrange a menopausa7, quando ocorre o último ciclo menstrual.
Fonte: Portal da Unicamp