Medicamentos novos no mercado farmacêutico: saiba quais são as novidades
Sibutran, da UCI-Farma
O Sibutran é uma sibutramina, uma amina terciária que sofre desmetilação rápida ao ser ingerida por animais ou seres humanos e vem sendo usada para o tratamento da obesidade1. Com preço acessível e qualidade da UCI-Farma, o cloridrato de sibutramina monoidratado é usado quando a perda de peso está clinicamente indicada, devendo ser um complemento à dieta alimentar e aos exercícios físicos, somente quando estes se mostrarem ineficientes.
Não deve ser usado em casos de hipersensibilidade à sibutramina ou a qualquer componente da fórmula, na presença de transtornos alimentares, em uso concomitante com outros medicamentos supressores do apetite de ação central e com inibidores da monoaminooxidase, na gravidez2 ou amamentação3, nas insuficiências hepática4 e renal5 grave. O tratamento com este medicamento foi associado a aumentos da frequência cardíaca e da pressão arterial6, por isso deve ser usado com cautela e acompanhamento médico nestes casos.
A sibutramina age inibindo a recaptação de noradrenalina7 e serotonina. Este fato diferencia claramente a sibutramina de outras substâncias causadoras de perda de peso como a D-fenfluramina (na qual há predomínio da liberação de 5-HT) e a D-anfetamina (predominantemente um liberador de dopamina8 e noradrenalina7).
Levando em conta a ação citada, poder-se-ia esperar que a sibutramina tivesse propriedades antidepressivas. Entretanto, ao mesmo tempo em que se constatou a ausência de ação nos quadros depressivos, observou-se que a substância produz importante perda de peso nos pacientes deprimidos.
Acheflan Aerosol, da Aché
Depois do sucesso do Acheflan, lançado no ano passado e hoje líder no segmento de antiinflamatórios tópicos sob prescrição médica, o Aché Laboratórios lança a versão aerosol do medicamento. Indicado para traumas, dores musculares e tendinites, é o primeiro medicamento com pesquisa e desenvolvimento 100% nacionais, desenvolvido a partir do extrato da Cordia verbenacea, uma planta conhecida como erva-baleeira, encontrada na Mata Atlântica.
Cleartop Shampoo e Creme, do Grupo Cimed
O Shampoo anticaspa Cleartop e o Creme para tratamento de micoses Cleartop são indicados para micoses de pele9 incluindo dermatofitoses, candidíase10 cutânea11 e ptiríase versicolor12. O fungo13 causador de micoses fica alojado nos cabelos, que é uma excelente fonte de queratina para alimentá-lo. Por isso os cabelos devem ser tratados. O shampoo também trata a dermatite14 seborréica, popularmente conhecida como caspa.
Talerc D, da Aché
Antialérgico e descongestionante, o Talerc D possui epinastina 10 mg e pseudoefedrina 120 mg em sua fórmula. Indicado para o tratamento dos sintomas15 da rinite16 alérgica, pode ser usado em dose única diária e proporciona rápido alívio dos sintomas15, com boa tolerabilidade, mesmo quando usado em tratamentos prolongados.
A epinastina possui atividade atiinflamatória e baixos índices de sonolência - o mais baixo relatado para um antihistamínico.
Januvia - para tratamento do diabetes tipo 217 -, da Merck Sharp & Dohme
A Merck Sharp & Dohme lançou o Januvia (fosfato de sitagliptina), um medicamento para tratar o diabetes tipo 217. Apresenta um novo mecanismo de ação para controlar os níveis glicêmicos, pois potencializa as incretinas, uma resposta fisiológica18 natural aos níveis aumentados de glicose19 no sangue20. Januvia tem as apresentações de 25mg e 50 mg, em caixas contendo 28 comprimidos, e em comprimidos revestidos de 100 mg, acondicionados em caixas com 14 e 28 comprimidos.
Gastroftal da Pharmascience
Antiácido21 efervescente com hidróxido de alumínio, hidróxido de magnésio e carbonato de cálcio. Proporciona alívio imediato da azia22, má digestão23, dor no estômago24 e queimação associada à gastrite25, úlcera péptica26, esofagite27 e hérnia28 de hiato. Sua fórmula agora está disponível em três sabores: abacaxi, laranja e limão.
Tefin - antifúngico com butenafina -, da Mantecorp
Primeiro antimicótico com butenafina no Brasil, o Tefin da Mantecorp tem posologia cômoda de uma vez ao dia. Não deve ser usado em crianças com menos de 12 anos de idade. Indicado para o tratamento da Tinea pedis, Tinea corporis, Tinea cruris e Pitiríase verrsicolor.
Rinosoro SIC 3%, da Farmasa
Primeiro descongestionante nasal hipertônico29 e sem conservantes do mercado. Tem em sua fórmula o cloreto de sódio concentrado a 3%. Não são conhecidas contra-indicações específicas.
Osteonutri, da Medley
Nova opção no tratamento da osteoporose30. Único suplemento mineral indicado para o tratamento da osteoporose30 que leva fosfato de cálcio em sua composição e, ao contrário das terapias existentes, não prejudica a absorção de fósforo. Também pode ser usado como terapia complementar para o tratamento da osteoporose30. Disponível em caixas com 60 comprimidos, cada um com 600 mg de fosfato de cálcio e 400 UI de vitamina31 D3.