Ranibizumabe: aprovado pelo FDA para tratamento da degeneração macular relacionada à idade
O Food and Drug Administratrion (FDA) aprovou o medicamento Lucentis® (ranibizumabe) para o tratamento da Degeneração Macular1 Relacionada à Idade (DMRI) na forma úmida. Estudos clínicos demonstraram que cerca de 95% dos pacientes tratados com o medicamento tiveram a progressão da doença interrompida. Além disso, 40% dos pacientes submetidos a um ano de tratamento apresentaram melhoria da visão2.
Lucentis® bloqueia a formação de vasos sangüíneos3 na região ocular, que levam à perda da visão central4. A DMRI é a principal causa de cegueira em pessoas acima de 55 anos, atingindo mais de 30 milhões de pessoas no mundo todo. O medicamento deve chegar ao mercado brasileiro no início de 2007.
Este medicamento não deve ser dado a pessoas alérgicas ao ranibizumabe ou aos outros ingredientes da fórmula e em caso de infecções5 nos olhos6 ou ao seu redor.
Os efeitos adversos possíveis são inflamações7 ou infecções5 oculares, descolamento de retina8, aumento da pressão ocular, sangramento nos olhos6, dentre outros.
Fonte: Food and Drug Administration