Gostou do artigo? Compartilhe!

Tai chi chuan é superior ao exercício aeróbico no tratamento da fibromialgia, em trabalho publicado pelo BMJ

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

O estudo prospectivo1, randomizado2, realizado em um hospital universitário de atendimento terciário urbano nos Estados Unidos, entre março de 2012 e setembro de 2016, contou com a participação de 226 adultos com fibromialgia3 (conforme definido pelos critérios do American College of Rheumatology 1990 e 2010): 151 foram designados para um dos quatro grupos de tai chi e 75 para um grupo de exercícios aeróbicos.

Os participantes foram aleatoriamente designados para o exercício aeróbico supervisionado (24 semanas, duas vezes por semana) ou uma das quatro intervenções clássicas de Tai Chi Chuan supervisionadas (12 ou 24 semanas, uma ou duas vezes por semana). Os participantes foram acompanhados por 52 semanas. A adesão foi rigorosamente encorajada pessoalmente e por telefone.

O desfecho primário foi a mudança nos escores revisados do questionário de impacto da fibromialgia3 (FIQR) em 24 semanas em comparação com a linha de base. Os desfechos secundários incluíram mudanças de pontuação na avaliação global do paciente, ansiedade, depressão, autoeficácia, estratégias de enfrentamento, desempenho funcional físico, limitação funcional, sono e qualidade de vida relacionada à saúde4.

Saiba mais sobre "Fibromialgia3", "Ansiedade", "Depressões" e "Como é o sono".

Os escores do FIQR melhoraram em todos os cinco grupos de tratamento, mas os grupos de tai chi combinados melhoraram estatisticamente mais do que o grupo de exercícios aeróbicos nos escores FIQR às 24 semanas (diferença entre os grupos = 5,5 pontos, intervalo de confiança de 95% de 0,6 a 10,4; P=0,03 ) e vários desfechos secundários (avaliação global do paciente = 0,9 pontos, 0,3 a 1,4, P=0,005; ansiedade = 1,2 pontos, 0,3 a 2,1, P=0,006; autoeficácia = 1,0 pontos, 0,5 a 1,6, P=0,0004; e estratégias de enfrentamento 2,6 pontos, 0,8 a 4,3, P= 0,005).

O tratamento do tai chi comparado ao exercício aeróbico administrado com a mesma intensidade e duração (24 semanas, duas vezes por semana) teve maior benefício (diferença entre grupos nos escores do FIQR = 16,2 pontos, 8,7 a 23,6, P<0,001). Os grupos que receberam tai chi por 24 semanas apresentaram melhoras maiores do que aqueles que o receberam por 12 semanas (diferença nos escores do FIQR = 9,6 pontos, 2,6 a 16,6, P=0,007).

Não houve aumento significativo no benefício para os grupos que receberam tai chi duas vezes por semana em comparação com uma vez por semana. Os participantes participaram das sessões de treinamento de tai chi com mais frequência do que os participantes participaram de exercícios aeróbicos. Os efeitos do tai chi foram consistentes em todos os instrutores. Nenhum evento adverso grave relacionado às intervenções foi relatado.

O tratamento mente-corpo do tai chi chuan resulta em melhora semelhante ou maior dos sintomas5 do que o tratamento com exercício aeróbico, que é o atual tratamento não medicamentoso mais comumente prescrito para uma variedade de resultados para pacientes6 com fibromialgia3. A maior duração do tai chi chuan apresentou melhora superior. Essa abordagem mente-corpo pode ser considerada uma opção terapêutica7 no manejo multidisciplinar da fibromialgia3.

Veja também sobre "Método de Busquet", "Acupuntura", "Atividade física" e "Como melhorar o estresse".

 

Fonte: BMJ, em 21 de março de 2018

 

NEWS.MED.BR, 2018. Tai chi chuan é superior ao exercício aeróbico no tratamento da fibromialgia, em trabalho publicado pelo BMJ. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1323438/tai-chi-chuan-e-superior-ao-exercicio-aerobico-no-tratamento-da-fibromialgia-em-trabalho-publicado-pelo-bmj.htm>. Acesso em: 7 dez. 2019.

Complementos

1 Prospectivo: 1. Relativo ao futuro. 2. Suposto, possível; esperado. 3. Relativo à preparação e/ou à previsão do futuro quanto à economia, à tecnologia, ao plano social etc. 4. Em geologia, é relativo à prospecção.
2 Randomizado: Ensaios clínicos comparativos randomizados são considerados o melhor delineamento experimental para avaliar questões relacionadas a tratamento e prevenção. Classicamente, são definidos como experimentos médicos projetados para determinar qual de duas ou mais intervenções é a mais eficaz mediante a alocação aleatória, isto é, randomizada, dos pacientes aos diferentes grupos de estudo. Em geral, um dos grupos é considerado controle – o que algumas vezes pode ser ausência de tratamento, placebo, ou mais frequentemente, um tratamento de eficácia reconhecida. Recursos estatísticos são disponíveis para validar conclusões e maximizar a chance de identificar o melhor tratamento. Esses modelos são chamados de estudos de superioridade, cujo objetivo é determinar se um tratamento em investigação é superior ao agente comparativo.
3 Fibromialgia:
4 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
5 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
6 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
7 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
Gostou do artigo? Compartilhe!