Governo investe R$ 22,8 milhões em campanha de vacinação contra a pólio
"Vence mais uma, Brasil" é o slogan da Campanha Nacional de Vacinação contra Paralisia1 Infantil. Para garantir a realização da primeira etapa, o Ministério da Saúde2 investiu R$ 22,8 milhões. Desse total, R$ 11,4 milhões foram aplicados na compra de 27,9 milhões de doses da vacina3 Sabin, que protege contra a poliomielite4, R$ 5 milhões na campanha publicitária e R$ 6,4 milhões para os custos de operacionalização.
A meta deste ano é vacinar, em um único dia, 17,3 milhões de crianças menores de cinco anos contra a Paralisia1 Infantil. Nesta primeira etapa da campanha, dia 11 de junho, serão mobilizadas 439 mil pessoas, entre servidores e voluntários, trabalhando em 117 mil postos em todo o país.
Os pais e responsáveis pelos menores de cinco anos também poderão atualizar o cartão de vacinas das crianças, caso seja necessário. A recomendação vale para quem deixou atrasar alguma das vacinas indicadas no calendário de vacinação infantil.
No Brasil, os últimos casos de poliomielite4 foram verificados nos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte, em 1989. Em 1994, o continente americano recebeu da Organização Mundial da Saúde2 (OMS) o reconhecimento pela erradicação da transmissão autóctone5 da doença. Os países do Pacífico Ocidental receberam o reconhecimento em 2000 e a Europa, em 2002.
Para proteger o Brasil do risco da poliomielite4, é necessário que no mínimo 95% das crianças sejam vacinadas em pelo menos 80% dos municípios. Desta maneira evita-se a formação de bolsões de pessoas vulneráveis ao vírus6 em algumas áreas geográficas.
A campanha publicitária de 2005, que começou no dia 29 de maio, foi inspirada no futebol. A idéia é associar o êxito da estratégia de vacinação ao esforço de um grande time formado pela população brasileira.
Equipe de Redação Centralx7