Gostou do artigo? Compartilhe!

14 de novembro - Dia Mundial do Diabetes: confira dicionário gratuito em pdf para educação de seu paciente

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Estima-se que 11% da população brasileira de 40 anos ou mais é portadora de diabetes1. Em 1996, a prevalência2 da doença era de 120 milhões de pessoas no mundo. A previsão é de que, em 2025, este número chegue a 250 milhões. As principais causas apontadas são: envelhecimento crescente, obesidade3, estilo de vida sedentário e modificações nos padrões diabéticos. O acompanhamento e educação dos pacientes através dos profissionais da saúde4 são iniciativas que podem evitar o agravamento dos diversos problemas acarretados por esta doença. Aqui você poderá baixar um dicionário gratuito elaborado para o esclarecimento de termos e assuntos relacionados ao diabetes1.

Para fazer o download do programa Adobe Acrobat Reader e depois baixar o seu Dicionário do Diabetes1, clique aqui: http://www.brasil.adobe.com/products/acrobat/readstep2.html

 

 

 
NEWS.MED.BR, 2005. 14 de novembro - Dia Mundial do Diabetes: confira dicionário gratuito em pdf para educação de seu paciente. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/para-pacientes/806/14-de-novembro-dia-mundial-do-diabetes-confira-dicionario-gratuito-em-pdf-para-educacao-de-seu-paciente.htm>. Acesso em: 13 dez. 2018.

Complementos

1 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
2 Prevalência: Número de pessoas em determinado grupo ou população que são portadores de uma doença. Número de casos novos e antigos desta doença.
3 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
4 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
 
Gostou do artigo? Compartilhe!