FDA alerta: medicamentos contra tosse e resfriado devem ser usados com cautela em crianças
O uso de medicamentos contra tosse e resfriado pode ser perigoso para a saúde1 das crianças, de acordo com informações divulgadas pelo FDA (Food and Drug Administration). Estes medicamentos são vendidos sem a necessidade de apresentação de prescrição médica na farmácia, mas podem causar danos à saúde1 de crianças, principalmente se usados com posologia errada, ou seja, em doses maiores que as recomendadas, em maior número de doses ao dia ou misturando mais de um medicamento, principalmente os que contêm em sua composição o mesmo princípio ativo. Para evitar tais danos, o FDA faz recomendações aos pais para o uso correto dessas medicações.
Recomendações do FDA aos pais:
- Leiam todas as informações das bulas e sigam as orientações fornecidas pelo laboratório.
- Não usem medicamentos contra tosse e resfriado em crianças com menos de dois anos de idade, a não ser que vocês recebam orientações específicas de um médico para usá-los.
- Não dêem doses maiores do que as recomendadas para uma criança ou em intervalos de tempo diferentes daqueles estabelecidos para cada medicação. O excesso de medicação pode trazer danos irreversíveis à saúde1 da criança.
- Não dêem medicamentos de "USO ADULTO" para crianças. Use apenas os medicamentos de "USO PEDIÁTRICO".
- Informem ao pediatra todos os medicamentos que a criança está usando, para que o médico possa revisar e aprovar o uso combinado desses medicamentos.
- Usem o dispositivo de dose que acompanha a embalagem do medicamento para oferecê-lo a uma criança. Ou seja, usem o conta-gotas, colher medida ou o copo-medida que acompanha a embalagem do medicamento. Não troquem por outro dispositivo como colher de chá, colher de sopa, etc. Isso pode alterar a dose que está sendo oferecida à criança. Caso não entendam como usar este dispositivo, NÃO USEM. Perguntem primeiro ao médico sobre o uso correto do medicamento.
- Medicamentos contra tosse e resfriado apenas tratam os sintomas2 do resfriado como congestão, febre3, dor e irritabilidade. Eles não curam o resfriado. A criança melhora com o passar do tempo e evolução da doença.
- Caso a criança não melhore ou piore, pare de usar o remédio e procure imediatamente um médico.
Fonte: Food and Drug Administration