Atalho: 6IYS3PP
Gostou do artigo? Compartilhe!

Dia Mundial sem Tabaco: baixe material de apoio a pacientes que desejam parar de fumar

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Um terço da população adulta fuma no Brasil: 11,2 milhões de mulheres e 16,7 milhões de homens, segundo dados da Organização Mundial da Saúde1 (OMS) e do Instituto Nacional do Câncer2. Cerca de 80 mil pessoas morrem ao ano, no Brasil, por complicações causadas pelo fumo.

Em comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco, o News.med.br organizou um material para seus pacientes, com dados atuais, informações úteis e métodos para abandonar o vício.

>> Baixe e distribua material de apoio a pacientes que desejam parar de fumar (pdf).

 

31 de maio - Dia Mundial sem Tabaco

Com o apelo da OMS pela proibição mundial do fumo em locais públicos fechados, a marca da campanha de 31 de maio, Dia Mundial sem Tabaco, é a proteção aos fumantes passivos.

Dados da OMS apontam que cerca de 200 mil pessoas morrem diariamente em decorrência de doenças ligadas à exposição ao cigarro em ambientes como locais de trabalho, por exemplo. De acordo com a OMS, a melhor forma de proteger os fumantes passivos é banir completamente o fumo de locais fechados, uma vez que não há nível de exposição seguro para pessoas que convivem com fumantes.

Para a OMS, a interdição do cigarro não deveria ser voluntária, mas arbitrária e acompanhada de medidas como cobranças de multas. A recomendação é que empresas privadas e governos adotem a proibição por completo do tabaco em suas dependências, ressaltando que medidas paliativas como sistemas de ventilação3 e a instalação de áreas de fumantes já se mostraram ineficientes na proteção aos fumantes passivos.

Fonte: OMS

NEWS.MED.BR, 2007. Dia Mundial sem Tabaco: baixe material de apoio a pacientes que desejam parar de fumar. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/para-pacientes/11338/dia-mundial-sem-tabaco-baixe-material-de-apoio-a-pacientes-que-desejam-parar-de-fumar.htm>. Acesso em: 16 out. 2019.

Complementos

1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
3 Ventilação: 1. Ação ou efeito de ventilar, passagem contínua de ar fresco e renovado, num espaço ou recinto. 2. Agitação ou movimentação do ar, natural ou provocada para estabelecer sua circulação dentro de um ambiente. 3. Em fisiologia, é o movimento de ar nos pulmões. Perfusão Em medicina, é a introdução de substância líquida nos tecidos por meio de injeção em vasos sanguíneos.
Gostou do artigo? Compartilhe!

Complementos

22/04/2009 - Complemento feito por Zeropiú
Nova terapia.
Está provado cientificamente (na acupuntura, auriculoterapia e eletroestimulaçao) que, estimulando determinados pontos da orelha, os neurotransmisores são induzidos a produzir endorfinas.Zerosmoke é uma nova terapia patenteada, que une as vantagens de sistemas válidos já utilizados em auricoloterapia, aliadas a uma tecnologia com resultados excepcionais (mais de 80% de sucesso) nos tratamentos anti-tabágicos.É uma terapia que pode ser feita tranquilamente sozinho em casa sem ir em centros ou consultórios médicos. Os dois biomagnetes Zerosmoke colocados na posição contraposta numa determinada zona da orelha, atraem-se entre si, exercendo uma estimulante pressão duradoura que activa os neurotransmisores e elimina o desejo de fumar. Nenhuma contra-indicação e não tira o tempo das próprias ocupações. O método vem acompanhado de um manual com as instruções de utilização e um guia para o primeiro mês como não fumador, da autoria do CENTRO EUROPEU CONTRA O FUMO. As instruções do manual incluem também linhas orientadoras em Português da autoria de Arizona Smokers Helpline ,University of Arizona ,Tobacco Education and Prevention Program, Arizona Department of Health Services . Este kit representa assim uma mais valia para quem pretende deixar de fumar.

  • Entrar
  • Assinar