Novo medicamento destrói células leucêmicas por induzir apoptose, principalmente em pacientes com leucemia linfocítica crônica resistente ao tratamento, segundo artigo da Cancer Research
Estudo publicado na Cancer1 Research mostrou que uma molécula conhecida como PBOX-15 é um agente que induz à interrupção do ciclo celular e subsequente apoptose2 em linhagens de células3 cancerígenas, principalmente para células3 de leucemia4 linfocítica crônica de alto ou baixo risco de doença.
A leucemia4 linfocítica crônica (LLC) afeta os linfócitos B e causa imunosupressão, insuficiência5 da medula óssea6 e infiltração de células3 malignas nos órgãos. Noventa por cento dos casos são diagnosticados em pessoas idosas, acima de 50 anos.
Pesquisadores do Trinity College Dublin, do Belfast City Hospital e da Universidade de Siena, na Itália, apresentaram dados que mostram que o PBOX-15 é um agente terapêutico potencial para a LLC.
Foi demonstrada a atividade do Pyrrolo-1,5-benzoxazepine-15 (PBOX-15) em amostras provenientes de pacientes com LLC (n=55) representando tanto risco alto ou baixo da doença. O PBOX-15 demonstrou citotoxicidade para células3 de LLC em 19 pacientes (efeitos dose dependentes) e induziu de maneira significativa apoptose2 em células3 de LLC (n=46), incluindo células3 com prognóstico7 pobre. Os dados do estudo sugerem que este agente representa uma nova classe tóxica para células3 de LLC de alto ou baixo risco.
A necessidade de novos tratamentos para a LLC é crítica, especialmente para o subgrupo de pacientes com doença resistente ao tratamento. A pesquisa está no início e dados sobre efeitos colaterais8 devem ser estudados.