Atalho: 5RC9Z8E
Gostou do artigo? Compartilhe!

Cérebro produz substância com efeito similar ao da maconha

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

De acordo com cientistas americanos, uma substância química similar a compostos presentes na maconha é produzida naturalmente no cérebro1 para ajudar a aliviar a dor. Segundo os pesquisadores, a descoberta pode levar a novos medicamentos que podem estimular essa resposta natural do organismo.

Até agora as pesquisas científicas nesta área estão se concentrando em produzir medicamentos a partir de substâncias presentes na maconha, mas a equipe americana escreveu em um artigo na revista "Nature" que o aprendizado de como a substância produzida no cérebro1 funciona pode levar a medicamentos com menos efeitos colaterais2.

Quando o organismo sofre dor em circunstâncias estressantes como um ferimento, o organismo é protegido por um período de tempo através de uma resposta chamada analgesia induzida por estresse.

Um estudo em ratos de latoratório feito pelas universidades americanas da Califórnia e da Geórgia observou, pela primeira vez, como substâncias químicas chamadas endocanabinóides desempenham um papel nesse processo.

Descobriu-se que a produção de um composto canabinóide, 2-AG, é iniciada por dor ligada a estresse. Os pesquisadores buscaram formas de estimular essa resposta natural. Normalmente, uma determinada enzima3 interrompe a produção de 2-AG. A equipe de pesquisadores desenvolveu uma substância química que conseguiu bloquear a ação dessa enzima3. Assim, teoricamente, o organismo poderia continuar a produzir 2-AG.

Fonte: Nature

NEWS.MED.BR, 2005. Cérebro produz substância com efeito similar ao da maconha. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/891/cerebro-produz-substancia-com-efeito-similar-ao-da-maconha.htm>. Acesso em: 20 out. 2019.

Complementos

1 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
2 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
3 Enzima: Proteína produzida pelo organismo que gera uma reação química. Por exemplo, as enzimas produzidas pelo intestino que ajudam no processo digestivo.
Gostou do artigo? Compartilhe!