Doação de sangue: conheça os pré-requisitos básicos
O Hemominas é a primeira instituição do país a investir na Formação do Doador do Futuro. Este investimento busca um doador com perfil diferenciado, preocupado com a sua própria saúde1 e a de seu semelhante, co-responsável pela manutenção do estoque de sangue2 necessário à comunidade na qual está inserido.
Para doar sangue2 uma pessoa deve ter e estar com boa saúde1, não ter tido hepatite3 após os 10 anos de idade, ter idade entre 18 e 64 anos, pesar acima de 50 Kg, dormir bem na noite anterior a doação, não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis, não estar gripado, resfriado, com febre4 ou diarréia5, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ser usuário de drogas, não apresentar ferimento ainda não cicatrizado e não estar grávida ou em período de amamentação6. Após o parto normal, é necessário aguardar 3 meses e, após cesárea, 6 meses para doação de sangue2. O doador também não deve ter sido submetido a exame de endoscopia7 ou broncoscopia8 nos últimos 12 meses ou ter feito tatuagem nos últimos 12 meses.
Não doe sangue2 em jejum. Pela manhã, alimente-se. À tarde, dê um intervalo de 3 horas após o almoço. O tratamento dentário impede a doação por um período de 1 a 30 dias, conforme o caso. O prazo mínimo entre uma doação de sangue2 total e outra é de 60 dias para os homens e de 90 dias para mulheres. Para doadores com idade entre 60 e 64 anos, o intervalo é de 6 meses. A menstruação9 e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação.
Outras condições, que também poderão impedir a doação, serão avaliadas na triagem antes da doação. Haverá uma entrevista com um médico, que fará algumas perguntas de caráter pessoal e íntimo. As informações prestadas serão mantidas em rigoroso sigilo. A entrevista inicial é importante pois existem condições, como sorologia positiva para HIV10, que podem ser transmitidas pelo sangue2 e que, às vezes, não podem ser totalmente evitadas com a realização dos testes sorológicos, já que existe um período no qual as infecções11 nem sempre são detectadas nos exames.
É necessário apresentar, no ato da doação, documento original de identidade com foto, emitido por órgão oficial – Carteira de Identidade, de Trabalho, Profissional, Conselho de Classe ou Certificado de Reservista.
Fonte: Fundação Hemominas
Equipe Médica Centralx12