Gostou do artigo? Compartilhe!

The Lancet: exame para rastrear câncer de ovário pode ajudar na redução da mortalidade pelo tumor

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

O câncer1 de ovário2 tem um prognóstico3 ruim, com sobrevivência4 de apenas 40% das pacientes em cinco anos. Um ensaio clínico randomizado5, publicado pelo The Lancet, procurou estabelecer o efeito da detecção precoce, através do rastreamento do câncer1 de ovário2, na mortalidade6 por este tipo de tumor7. No entanto, o estudo ainda não prova que este tipo de triagem possa valer a pena.

Cerca de 20 mil mulheres na pós-menopausa8, com idades entre 50 e 74 anos, foram recrutadas para o estudo a partir de 13 centros do National Health Service Trusts na Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte. Os critérios de exclusão foram ooforectomia9 bilateral prévia ou malignidade ovariana, aumento do risco de câncer1 de ovário2 familiar e tumores malignos ativos não-ovarianos.

Cerca de 50 mil mulheres fizeram rastreamento multimodal com CA125 anual, cerca de 50 mil com ultrassonografia10 transvaginal e cerca de 100 mil não fizeram rastreamento. Os resultados mostraram que, ao longo de 14 anos de acompanhamento, houve redução na mortalidade6 de mais ou menos 15% com o CA125 e de 11% com a ultrassonografia10 transvaginal.

Observou-se uma redução significativa da mortalidade6 com o rastreamento com o CA125 quando foram excluídos casos prevalentes. Mas ainda é necessário fazer novos estudos antes de serem adotadas conclusões firmes sobre a eficácia e a relação custo-benefício deste rastreamento do câncer1 de ovário2 em grandes populações.

Fonte: The Lancet, publicação online, de 17 de dezembro de 2015

NEWS.MED.BR, 2015. The Lancet: exame para rastrear câncer de ovário pode ajudar na redução da mortalidade pelo tumor. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/814124/the-lancet-exame-para-rastrear-cancer-de-ovario-pode-ajudar-na-reducao-da-mortalidade-pelo-tumor.htm>. Acesso em: 19 nov. 2019.

Complementos

1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Ovário: Órgão reprodutor (GÔNADAS) feminino. Nos vertebrados, o ovário contém duas partes funcionais Sinônimos: Ovários
3 Prognóstico: 1. Juízo médico, baseado no diagnóstico e nas possibilidades terapêuticas, em relação à duração, à evolução e ao termo de uma doença. Em medicina, predição do curso ou do resultado provável de uma doença; prognose. 2. Predição, presságio, profecia relativos a qualquer assunto. 3. Relativo a prognose. 4. Que traça o provável desenvolvimento futuro ou o resultado de um processo. 5. Que pode indicar acontecimentos futuros (diz-se de sinal, sintoma, indício, etc.). 6. No uso pejorativo, pernóstico, doutoral, professoral; prognóstico.
4 Sobrevivência: 1. Ato ou efeito de sobreviver, de continuar a viver ou a existir. 2. Característica, condição ou virtude daquele ou daquilo que subsiste a um outro. Condição ou qualidade de quem ainda vive após a morte de outra pessoa. 3. Sequência ininterrupta de algo; o que subsiste de (alguma coisa remota no tempo); continuidade, persistência, duração.
5 Randomizado: Ensaios clínicos comparativos randomizados são considerados o melhor delineamento experimental para avaliar questões relacionadas a tratamento e prevenção. Classicamente, são definidos como experimentos médicos projetados para determinar qual de duas ou mais intervenções é a mais eficaz mediante a alocação aleatória, isto é, randomizada, dos pacientes aos diferentes grupos de estudo. Em geral, um dos grupos é considerado controle – o que algumas vezes pode ser ausência de tratamento, placebo, ou mais frequentemente, um tratamento de eficácia reconhecida. Recursos estatísticos são disponíveis para validar conclusões e maximizar a chance de identificar o melhor tratamento. Esses modelos são chamados de estudos de superioridade, cujo objetivo é determinar se um tratamento em investigação é superior ao agente comparativo.
6 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
7 Tumor: Termo que literalmente significa massa ou formação de tecido. É utilizado em geral para referir-se a uma formação neoplásica.
8 Menopausa: Estado fisiológico caracterizado pela interrupção dos ciclos menstruais normais, acompanhada de alterações hormonais em mulheres após os 45 anos.
9 Ooforectomia: Ablação ou retirada de um ou dos dois ovários.
10 Ultrassonografia: Ultrassonografia ou ecografia é um exame complementar que usa o eco produzido pelo som para observar em tempo real as reflexões produzidas pelas estruturas internas do organismo (órgãos internos). Os aparelhos de ultrassonografia utilizam uma frequência variada, indo de 2 até 14 MHz, emitindo através de uma fonte de cristal que fica em contato com a pele e recebendo os ecos gerados, os quais são interpretados através de computação gráfica.
Gostou do artigo? Compartilhe!