Idarucizumab: possível antídoto para hemorragia causada pelo uso de Pradaxa
O novo anticoagulante1 Pradaxa (dabigatran) está sendo amplamente utilizado, mas ele pode causar casos raros de hemorragia2 súbita não controlada em alguns pacientes.
Pesquisadores descobriram que um medicamento experimental, injetável, chamado idarucizumab, pode ser usado para reverter completamente o efeito anticoagulante1 (sangramento) do dabigatran em poucos minutos. Este estudo teve publicação online no The New England Journal of Medicine (NEJM).
Nos últimos anos, a nova geração de anticoagulantes3, como o Pradaxa, foi aprovada como alternativa mais gerenciável do que as medicações mais antigas, como a varfarina. Ao contrário da varfarina, essas drogas não necessitam de análises sanguíneas para monitorização e oferecem resultados semelhantes em termos de eficácia.
No entanto, o problema desta nova classe de anticoagulantes3 tem sido a falta de um antídoto4 para reversão rápida da hemorragia2, particularmente da hemorragia2 com risco de vida, que pode ser um dos efeitos colaterais5 de seu uso. Assim, a procura dos pesquisadores tem sido por um antídoto4 que possa ser usado quando esta ameaça rara surgir.
Um novo estudo internacional, realizado por uma equipe liderada pelo Dr. Charles Pollack Jr., da Universidade Thomas Jefferson, na Filadélfia, rastreou os resultados obtidos com 90 pacientes. Esses pacientes, normalmente pessoas que necessitaram de cirurgias de emergência6 ou que sofreram trauma agudo7, foram tratados com idarucizumab depois de terem apresentado hemorragia2 descontrolada subsequente ao uso de Pradaxa.
De acordo com o estudo, a hemorragia2 era revertida com o idarucizumab em 100% dos casos e o efeito era evidente dentro de minutos. Os testes de laboratório, realizados durante as 12 horas após o uso de idarucizumab, mostravam que os níveis de coagulação8 do sangue9 voltaram ao normal em cerca de 90% dos pacientes.
O estudo, financiado pelo fabricante de medicamentos Boehringer Ingelheim, foi escalado para apresentação no Congresso da Sociedade Internacional de Trombose10 e Hemostasia11, de 2015, em Toronto.