Antieméticos para vômitos pós-cirúrgicos: revisão publicada pelo BMC Medicine
Os antagonistas dos receptores de serotonina (5-HT3) são comumente usados para diminuir a náusea1 e os vômitos2 em doentes cirúrgicos. Foi realizada uma revisão sistemática sobre a eficácia comparativa dos antagonistas dos receptores de serotonina, sendo incluídos no estudo alguns 5-HT3 de primeira geração, como o ondasetron e o granisetron, e alguns 5-HT3 de segunda geração como o palonosetron.
Buscas foram feitas no MEDLINE, Embase e Cochrane Central Register of Controlled Trials para identificar estudos comparando o uso de 5-HT3 entre si, com placebo3 e/ou combinado a outros agentes antieméticos4 para pacientes5 submetidos a procedimentos cirúrgicos.
No geral, 450 estudos e 80.410 pacientes foram incluídos após a exibição de 7.608 citações e 1.014 artigos com texto completo. Significativamente menos doentes tiveram náuseas6 com qualquer medicação usada em relação ao placebo3, com exceção de ondansetron com metoclopramida em uma meta-análise de rede (NMA) incluindo 195 ensaios clínicos7 randomizados (RCTs) e 24.230 pacientes. Significativamente menos doentes tiveram vômitos2 com qualquer medicação em relação ao placebo3, exceto pelo palonosetron mais dexametasona em uma NMA incluindo 238 RCTs e 12.781 pacientes. Todos os agentes resultaram em um número significativamente menor de pacientes com náuseas6 e vômitos2 no pós-operatório versus placebo3 em uma NMA incluindo 125 RCTs e 16.667 pacientes.
Concluiu-se que o granisetron mais dexametasona foi a combinação de antieméticos4 mais eficaz, na maioria dos casos, com o número necessário para tratar variando de dois a nove.