Atalho: 5H795VJ
Gostou do artigo? Compartilhe!

Interleucina-17: nova molécula é envolvida na dor lombar associada à hérnia de disco, de acordo com artigo do Arthritis & Rheumatism

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Pesquisa publicada no periódico Arthritis & Rheumatism identificou uma nova substância que pode desencadear o processo inflamatório da herniação1 e degeneração2 de discos intervertebrais: a interleucina-17 (IL-17), uma substância do sistema imune3 que pode contribuir para causar a dor lombar associada à hérnia de disco4 e à degeneração2 de discos intervertebrais. Ela pode desencadear o processo inflamatório que ocorre nestas situações, segundo dados do estudo coordenado pelo pesquisador William J. Richardson, professor de cirurgia ortopédica da Duke University Medical Center.

A substância IL-17 foi encontrada em mais de 70% das amostras de tecidos cirúrgicos retirados de pacientes com discos intervertebrais herniados ou degenerados, mas raramente em amostras de discos saudáveis. Isto sugere que a IL-17 participe como mediadora da herniação1 de discos, da dor relacionada à inflamação5 deste processo e também da degeneração2 de discos intervertebrais.

Esta descoberta pode ajudar no desenvolvimento de medicamentos para pacientes6 que sofrem deste tipo de dor lombar. Uma possibilidade é uma medicação que bloqueie a ação da IL-17.

Fonte: Arthritis & Rheumatism, volume 62, de julho de 2010

NEWS.MED.BR, 2010. Interleucina-17: nova molécula é envolvida na dor lombar associada à hérnia de disco, de acordo com artigo do Arthritis & Rheumatism. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/61122/interleucina-17-nova-molecula-e-envolvida-na-dor-lombar-associada-a-hernia-de-disco-de-acordo-com-artigo-do-arthritis-amp-rheumatism.htm>. Acesso em: 18 nov. 2019.

Complementos

1 Herniação: Formação de uma protrusão, de uma hérnia. Também conhecida como herniamento.
2 Degeneração: 1. Ato ou efeito de degenerar (-se). 2. Perda ou alteração (no ser vivo) das qualidades de sua espécie; abastardamento. 3. Mudança para um estado pior; decaimento, declínio. 4. No sentido figurado, é o estado de depravação. 5. Degenerescência.
3 Sistema imune: Sistema de defesa do organismo contra infecções e outros ataques de micro-organismos que enfraquecem o nosso corpo.
4 Hérnia de disco:
5 Inflamação: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc.Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).
6 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
Gostou do artigo? Compartilhe!