Atalho: 5EL094D
Gostou do artigo? Compartilhe!

Nature Genetics: descobertas novas variantes genéticas que aumentam o risco para o câncer de mama

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

O estudo foi conduzido pelo Institute of Cancer1 Research (ICR) e concluiu que as mulheres que possuem as cinco variações estão mais susceptíveis ao câncer1 de mama2, com 16% mais chances de desenvolver este tipo de tumor3. As variantes estão nos cromossomos4 9, 10 e 11.

Comparando os códigos genéticos de mulheres com câncer1 de mama2 e histórico familiar da doença e mulheres sem estas características, foram identificadas as áreas do DNA que influenciam o risco para este tumor3.

Esta pesquisa pode ajudar os médicos a identificarem as mulheres com maior risco de desenvolver a doença, através de um provável teste genético, de maneira que elas possam tomar decisões positivas no sentido de evitar o aparecimento do tumor3.

A maioria das novas variantes parecem estar associadas a tumores de mama2 sensíveis a hormônios, forma mais comum da doença – a qual é estimulada pelo estrogênio.

Fonte: Nature Genetics

NEWS.MED.BR, 2010. Nature Genetics: descobertas novas variantes genéticas que aumentam o risco para o câncer de mama. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/58924/nature-genetics-descobertas-novas-variantes-geneticas-que-aumentam-o-risco-para-o-cancer-de-mama.htm>. Acesso em: 23 out. 2021.

Complementos

1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Mama: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
3 Tumor: Termo que literalmente significa massa ou formação de tecido. É utilizado em geral para referir-se a uma formação neoplásica.
4 Cromossomos: Cromossomos (Kroma=cor, soma=corpo) são filamentos espiralados de cromatina, existente no suco nuclear de todas as células, composto por DNA e proteínas, sendo observável à microscopia de luz durante a divisão celular.
Gostou do artigo? Compartilhe!