Refrigerantes e envelhecimento celular: associações entre o consumo de refrigerantes adoçados com açúcar e o comprimento dos telômeros em adultos saudáveis
O objetivo do estudo, publicado pelo American Journal of Public Health, foi testar se a manutenção do comprimento dos telômeros de leucócitos1, que pode ser relacionada ao envelhecimento celular, proporciona uma ligação entre o consumo de bebidas adoçadas com açúcar2 e o risco de doenças cardiometabólicas.
Os telômeros são estruturas ribonucleoproteicas nas extremidades dos cromossomos3 lineares que servem para proteger os cromossomos3 de fusão por recombinação homóloga ou não-homóloga e instabilidade. Eles se encurtam a cada divisão celular mitótica. Para manter o comprimento telomérico, células4 com alta capacidade proliferativa expressam a telomerase. Mas, apesar disso, células4 humanas demonstram encurtamento telomérico com a idade e mutações nos genes que codificam componentes da telomerase causam encurtamento telomérico excessivo, que clinicamente se traduz em anemia5 aplástica, fibrose6 pulmonar idiopática7, leucemia8 mieloide aguda, cirrose9 hepática10 e hiperplasia11 nodular regenerativa do fígado12.
No presente trabalho, pesquisadores da Universidade da California, em São Francisco, examinaram em estudo transversal as associações entre o consumo de bebidas adoçadas com açúcar2, refrigerante diet e sucos de frutas e o comprimento dos telômeros em uma amostra nacionalmente representativa de adultos saudáveis. A população do estudo incluiu 5.309 adultos norte-americanos, com idades entre 20 e 65 anos, sem histórico de diabetes13 ou de doença cardiovascular, a partir dos dados do National Health and Nutrition Examination Surveys, entre 1999 e 2002. O comprimento dos telômeros dos leucócitos1 foi determinado a partir de amostras de DNA. A dieta foi avaliada utilizando relatórios alimentares de 24 horas. As associações foram verificadas por meio de regressão linear multivariada para o desfecho transformação logarítmica do comprimento dos telômeros.
Após ajustes para as características sócio-demográficas e de saúde14, os resultados mostram que o consumo de refrigerantes adoçados com açúcar2 foi associado a telômeros mais curtos (b=-0,010; 95% intervalo de confiança [IC]=-0,020, -0,001; p=0,04). O consumo de 100% de sucos de frutas foi marginalmente associado a telômeros mais longos (b=0,016; IC 95%=-0,000, 0,033; p=0,05). Não foram observadas associações significativas entre o consumo de refrigerantes diet ou bebidas adoçadas não carbonatadas e o comprimento dos telômeros.
Concluiu-se que o consumo regular de refrigerantes adoçados com açúcar2 pode influenciar o desenvolvimento de doenças metabólicas através do envelhecimento celular acelerado.
Fonte: American Journal of Public Health, publicação online, de 16 de outubro de 2014