Gostou do artigo? Compartilhe!

Uso de cannabis durante a gestação, ganho de peso materno inadequado na gravidez e a ordem de paridade podem ser fatores de risco para a síndrome de Tourette, em artigo publicado no British Journal of Psychiatry

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

A síndrome1 de Tourette e o transtorno de tique2 crônico3 são hereditários, mas etiologicamente complexos. Embora o ambiente desempenhe um papel importante no seu desenvolvimento, os estudos existentes de fatores de risco não-genéticos são inconsistentes.

Com o objetivo de examinar a associação entre a exposição pré e perinatal a fatores que possam aumentar o risco de desenvolvimento da síndrome1 de Tourette/tique2 crônico3, foram avaliados os dados de 6.090 crianças, usando regressão logística, no estudo prospectivo4 de coorte5 pré-parto conhecido como Longitudinal Study of Parents and Children (ALSPAC).

Os resultados mostraram que os dados anteriormente relatados sobre a relação existente entre a ingestão de álcool na gestação e a síndrome1 de Tourette/tique2 crônico3 foram também observados neste estudo e, além disso, foram identificados novos potenciais fatores de risco pré-natais tais como uso materno de cannabis durante a gestação, ganho de peso materno inadequado durante a gravidez6 e ordem de paridade (primeiro filho a nascer tem maior risco).

Fonte: The British Journal of Psychiatry, de janeiro de 2014

NEWS.MED.BR, 2014. Uso de cannabis durante a gestação, ganho de peso materno inadequado na gravidez e a ordem de paridade podem ser fatores de risco para a síndrome de Tourette, em artigo publicado no British Journal of Psychiatry. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/517007/uso-de-cannabis-durante-a-gestacao-ganho-de-peso-materno-inadequado-na-gravidez-e-a-ordem-de-paridade-podem-ser-fatores-de-risco-para-a-sindrome-de-tourette-em-artigo-publicado-no-british-journal-of-psychiatry.htm>. Acesso em: 28 fev. 2020.

Complementos

1 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
2 Tique: Movimento involuntário, estereotipado, que pode afetar os músculos da face. Pode fazer parte de distúrbios neurológicos ou psiquiátricos, como pode também ser apenas devido à ansiedade ou a outras causas.
3 Crônico: Descreve algo que existe por longo período de tempo. O oposto de agudo.
4 Prospectivo: 1. Relativo ao futuro. 2. Suposto, possível; esperado. 3. Relativo à preparação e/ou à previsão do futuro quanto à economia, à tecnologia, ao plano social etc. 4. Em geologia, é relativo à prospecção.
5 Coorte: Grupo de indivíduos que têm algo em comum ao serem reunidos e que são observados por um determinado período de tempo para que se possa avaliar o que ocorre com eles. É importante que todos os indivíduos sejam observados por todo o período de seguimento, já que informações de uma coorte incompleta podem distorcer o verdadeiro estado das coisas. Por outro lado, o período de tempo em que os indivíduos serão observados deve ser significativo na história natural da doença em questão, para que haja tempo suficiente do risco se manifestar.
6 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
Gostou do artigo? Compartilhe!