Gestação: cigarro e álcool estão associados ao desenvolvimento de sintomas psicóticos na adolescência, segundo artigo publicado no The British Journal of Psychiatry
Cientistas ingleses estudaram e verificaram uma associação entre o uso de cigarro e álcool durante a gestação e o desenvolvimento de sintomas1 psicóticos na adolescência. O estudo prospectivo2 foi publicado no The British Journal of Psychiatry deste mês.
O estudo Avon Longitudinal Study of Parents and Children (ALSPAC) realizado por cientistas do Departamento de Psicologia e Saúde3 do Instituto de Pesquisa da Universidade de Warnick (Department of Psychology and Health Research Institute), no Reino Unido, revela que o cigarro e o álcool usados durante a gestação estão associados a maior risco de psicopatologias na adolescência.
A pesquisa longitudinal com 6356 adolescentes mostrou que o uso de cigarro durante a gravidez4 está relacionado ao aumento do risco de sintomas1 psicóticos suspeitos e definitivos. O uso de álcool não mostrou uma associação linear, mas o efeito aconteceu quase que exclusivamente naqueles descendentes de mães que ingeriam mais de 21 drinks por semana. O uso materno de maconha não mostrou associação com sintomas1 psicóticos nesta avaliação.
O presente trabalho mostra que os fatores de risco para o desenvolvimento de sintomas1 psicóticos pode ter sua origem em etapas precoces do desenvolvimento. Estudos posteriores sobre como a exposição fetal no útero5 materno ao cigarro afetam as funções e o desenvolvimento cerebrais pode ajudar a entender a patogênese6 dos fenômenos psicóticos.