Gostou do artigo? Compartilhe!

Novo método diagnostica o câncer de pulmão examinando o ar expirado com nanopartículas de ouro, segundo artigo da Nature Nanotechnology

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Cientistas descobrem que o diagnóstico1 de câncer2 de pulmão3 pode ser feito através do uso de nanopartículas de ouro que reagem ao entrar em contato com os compostos orgânicos voláteis relevantes neste tumor4, segundo artigo publicado na Nature Nanotechnology.

Os métodos diagnósticos tradicionalmente utilizados são caros e eventualmente não fazem o diagnóstico1 de pequenas lesões5.  Usando os sensores com nanopartículas de ouro, os cientistas podem distinguir a respiração de um paciente com câncer2 de pulmão3 e a de uma pessoa sem a doença em uma atmosfera de alta umidade.

Os resultados mostram que estes sensores podem formar a base de uma ferramenta diagnóstica barata, não invasiva e portátil para diagnosticar este tipo de tumor4.

Fonte: Nature Nanotechnology

NEWS.MED.BR, 2009. Novo método diagnostica o câncer de pulmão examinando o ar expirado com nanopartículas de ouro, segundo artigo da Nature Nanotechnology. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/40723/novo-metodo-diagnostica-o-cancer-de-pulmao-examinando-o-ar-expirado-com-nanoparticulas-de-ouro-segundo-artigo-da-nature-nanotechnology.htm>. Acesso em: 17 nov. 2019.

Complementos

1 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
3 Pulmão: Cada um dos órgãos pareados que ocupam a cavidade torácica que tem como função a oxigenação do sangue.
4 Tumor: Termo que literalmente significa massa ou formação de tecido. É utilizado em geral para referir-se a uma formação neoplásica.
5 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
Gostou do artigo? Compartilhe!