Gostou do artigo? Compartilhe!

Metformina foi associada a pior desempenho cognitivo em pacientes diabéticos que fazem uso desta medicação, segundo artigo publicado na revista Diabetes Care

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Com o objetivo de investigar a associação entre metformina1, níveis séricos de vitamina2 B12, suplementos de cálcio e comprometimento cognitivo3 em pacientes com diabetes4 em uso de metformina1, foi realizado um estudo publicado pela revista Diabetes4 Care.

Os participantes foram recrutados a partir do ensaio clínico conhecido como Primary Research in Memory (PRIME), do estudo sobre envelhecimento Australian Imaging, Biomarkers and Lifestyle (AIBL) e da região do Barwon no sudeste da Austrália. Pacientes com doença de Alzheimer5 (n = 480) ou comprometimento cognitivo3 leve (n = 187) e aqueles que eram cognitivamente intactos (n = 687) foram incluídos na pesquisa. Os pacientes com acidente vascular cerebral6 ou com outras doenças neurodegenerativas que não a doença de Alzheimer5 foram excluídos do estudo. As análises dos subgrupos foram realizadas tanto para os participantes que tinham diabetes4 do tipo 2 (n = 104) como para aqueles com tolerância diminuída à glicose7 (n = 22).

Os participantes com diabetes4 (n = 126) tiveram pior desempenho cognitivo8 do que os participantes que não tinham diabetes4 (n = 1.228; odds ratio 1,51 [IC 95% 1,03-2,21]). Entre os participantes com diabetes4, o pior desempenho cognitivo8 foi associado ao uso de metformina1 (2,23 [1,05-4,75]). Após ajuste para idade, sexo, nível de escolaridade, histórico de depressão, níveis séricos de vitamina2 B12 e uso de metformina1, os participantes com diabetes4 que estavam tomando suplementos de cálcio tiveram melhor desempenho cognitivo8 (0,41 [0,19-0,92]).

Concluiu-se que o uso de metformina1 foi associado ao pior desempenho cognitivo8 nos pacientes estudados. O uso de vitamina2 B12 e de suplementos de cálcio pode aliviar a deficiência de vitamina2 B12 induzida pela metformina1 e foi associado a melhores resultados cognitivos9. Estudos prospectivos são necessários para avaliar os efeitos benéficos da vitamina2 B12 e do cálcio sobre a cognição10 de idosos com diabetes4 que tomam metformina1.

Fonte: Diabetes4 Care, publicação online de 5 de setembro de 2013

NEWS.MED.BR, 2013. Metformina foi associada a pior desempenho cognitivo em pacientes diabéticos que fazem uso desta medicação, segundo artigo publicado na revista Diabetes Care. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/378884/metformina-foi-associada-a-pior-desempenho-cognitivo-em-pacientes-diabeticos-que-fazem-uso-desta-medicacao-segundo-artigo-publicado-na-revista-diabetes-care.htm>. Acesso em: 26 nov. 2021.

Complementos

1 Metformina: Medicamento para uso oral no tratamento do diabetes tipo 2. Reduz a glicemia por reduzir a quantidade de glicose produzida pelo fígado e ajudando o corpo a responder melhor à insulina produzida pelo pâncreas. Pertence à classe das biguanidas.
2 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
3 Cognitivo: 1. Relativo ao conhecimento, à cognição. 2. Relativo ao processo mental de percepção, memória, juízo e/ou raciocínio. 3. Diz-se de estados e processos relativos à identificação de um saber dedutível e à resolução de tarefas e problemas determinados. 4. Diz-se dos princípios classificatórios derivados de constatações, percepções e/ou ações que norteiam a passagem das representações simbólicas à experiência, e também da organização hierárquica e da utilização no pensamento e linguagem daqueles mesmos princípios.
4 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
5 Doença de Alzheimer: É uma doença progressiva, de causa e tratamentos ainda desconhecidos que acomete preferencialmente as pessoas idosas. É uma forma de demência. No início há pequenos esquecimentos, vistos pelos familiares como parte do processo normal de envelhecimento, que se vão agravando gradualmente. Os pacientes tornam-se confusos e por vezes agressivos, passando a apresentar alterações da personalidade, com distúrbios de conduta e acabam por não reconhecer os próprios familiares e até a si mesmos quando colocados frente a um espelho. Tornam-se cada vez mais dependentes de terceiros, iniciam-se as dificuldades de locomoção, a comunicação inviabiliza-se e passam a necessitar de cuidados e supervisão integral, até mesmo para as atividades elementares como alimentação, higiene, vestuário, etc..
6 Acidente vascular cerebral: Conhecido popularmente como derrame cerebral, o acidente vascular cerebral (AVC) ou encefálico é uma doença que consiste na interrupção súbita do suprimento de sangue com oxigênio e nutrientes para o cérebro, lesando células nervosas, o que pode resultar em graves conseqüências, como inabilidade para falar ou mover partes do corpo. Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico.
7 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
8 Desempenho cognitivo: Desempenho dos processos de aprendizagem e de aquisição de conhecimento através da percepção.
9 Cognitivos: 1. Relativo ao conhecimento, à cognição. 2. Relativo ao processo mental de percepção, memória, juízo e/ou raciocínio. 3. Diz-se de estados e processos relativos à identificação de um saber dedutível e à resolução de tarefas e problemas determinados. 4. Diz-se dos princípios classificatórios derivados de constatações, percepções e/ou ações que norteiam a passagem das representações simbólicas à experiência, e também da organização hierárquica e da utilização no pensamento e linguagem daqueles mesmos princípios.
10 Cognição: É o conjunto dos processos mentais usados no pensamento, percepção, classificação, reconhecimento e compreensão para o julgamento através do raciocínio para o aprendizado de determinados sistemas e soluções de problemas.
Gostou do artigo? Compartilhe!