Gostou do artigo? Compartilhe!

Rastreamento do câncer de ovário, utilizando o Risk of Ovarian Cancer Algorithm (ROCA), identificou tumores incidentes em fase inicial e demonstrou alto valor preditivo positivo

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Um estudo prospectivo1 com mulheres na pós-menopausa2 foi conduzido por cientistas do University College London Institute for Women’s Health (IFWH) e publicado pelo Journal Cancer3. As participantes foram submetidas a um exame de sangue4 anual para dosagem de CA125. Com base no risco de câncer3 de ovário5, segundo resultado do algoritmo Risk of Ovarian Cancer3 Algorithm (ROCA), as mulheres foram triadas para o próximo exame anual de CA125 (baixo risco), repetição do exame de CA125 em três meses (risco intermediário) ou para realização de uma ultrassonografia6 transvaginal e encaminhamento para revisão por um oncologista ginecológico (alto risco).

Um total de 4.051 mulheres participou da pesquisa por mais de 11 anos. A taxa média anual de referência para um exame de CA125 em três meses foi de 5,8% e a taxa média anual de referência para a ultrassonografia6 transvaginal (UST) e avaliação por um oncologista ginecológico foi de 0,9%. Dez mulheres foram submetidas à cirurgia com base na UST, com o encontro de quatro cânceres invasivos do ovário5 (um com doença no estágio IA, dois com doença em estágio IC e um com doença em estágio IIB), dois tumores de ovário5 de baixo potencial maligno (estágio IA), um câncer3 do endométrio7 (estágio I) e três tumores de ovário5 benignos, proporcionando um valor preditivo positivo de 40% (intervalo de confiança de 95% = 12,2%, 73,8%) para a detecção de câncer3 de ovário5 invasivo. A especificidade foi de 99,9% (intervalo de confiança de 95% = 99,7%, 100%). Todas as quatro mulheres com câncer3 de ovário5 invasivo foram incluídas no estudo por pelo menos três anos com valores de CA125 anuais de baixo risco antes de elevações nos níveis de CA125.

Concluiu-se que o algoritmo ROCA para o câncer3 de ovário5 seguido de ultrassonografia6 transvaginal demonstra excelente especificidade e valor preditivo positivo em uma população de mulheres norte-americanas em risco médio para câncer3 de ovário5.

Fonte: Journal Cancer3 da American Cancer3 Society, publicação online, de 26 de agosto de 2013, volume 119

NEWS.MED.BR, 2013. Rastreamento do câncer de ovário, utilizando o Risk of Ovarian Cancer Algorithm (ROCA), identificou tumores incidentes em fase inicial e demonstrou alto valor preditivo positivo. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/375245/rastreamento-do-cancer-de-ovario-utilizando-o-risk-of-ovarian-cancer-algorithm-roca-identificou-tumores-incidentes-em-fase-inicial-e-demonstrou-alto-valor-preditivo-positivo.htm>. Acesso em: 29 out. 2020.

Complementos

1 Prospectivo: 1. Relativo ao futuro. 2. Suposto, possível; esperado. 3. Relativo à preparação e/ou à previsão do futuro quanto à economia, à tecnologia, ao plano social etc. 4. Em geologia, é relativo à prospecção.
2 Menopausa: Estado fisiológico caracterizado pela interrupção dos ciclos menstruais normais, acompanhada de alterações hormonais em mulheres após os 45 anos.
3 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
4 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
5 Ovário: Órgão reprodutor (GÔNADAS) feminino. Nos vertebrados, o ovário contém duas partes funcionais Sinônimos: Ovários
6 Ultrassonografia: Ultrassonografia ou ecografia é um exame complementar que usa o eco produzido pelo som para observar em tempo real as reflexões produzidas pelas estruturas internas do organismo (órgãos internos). Os aparelhos de ultrassonografia utilizam uma frequência variada, indo de 2 até 14 MHz, emitindo através de uma fonte de cristal que fica em contato com a pele e recebendo os ecos gerados, os quais são interpretados através de computação gráfica.
7 Endométrio: Membrana mucosa que reveste a cavidade uterina (responsável hormonalmente) durante o CICLO MENSTRUAL e GRAVIDEZ. O endométrio sofre transformações cíclicas que caracterizam a MENSTRUAÇÃO. Após FERTILIZAÇÃO bem sucedida, serve para sustentar o desenvolvimento do embrião.
Gostou do artigo? Compartilhe!