Gostou do artigo? Compartilhe!

Maior número de ciclos ovulatórios e menarca antes dos 12 anos de idade estão associados à menor sobrevida após diagnóstico de um câncer no ovário, segundo publicação na Cancer Epidemiology Biomarkers & Prevention

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

A pesquisa, publicada este mês na revista científica Cancer1 Epidemiology Biomarkers & Prevention, analisou os dados de 410 mulheres, com idades entre 20 e 54 anos, que participaram do estudo Cancer1 and Steroid Hormone. O período médio de seguimento dessas pacientes foi de 9,2 anos, com 212 mortes, sendo 169 casos relacionados ao tumor2 de ovário3. Após análises estatísticas dos fatores reprodutivos examinados (número de gravidez4 para cada mulher, uso de contraceptivos orais, história de amamentação5, idade da menarca6, número de ciclos ovulatórios, histerectomia7, ligadura tubária), apenas a idade da menarca6 e o número de ciclos menstruais ovulatórios foram significativos para predizer a sobrevida8 no câncer1 de ovário3.

O risco de morte foi mais elevado naquelas mulheres com mais ciclos ovulatórios durante a vida e naquelas com menarca6 antes dos 12 anos de idade comparadas àquelas com menarca6 após os 14 anos. Estes dois fatores foram associados com o declínio da sobrevida8 após o diagnóstico9 do câncer1 de ovário3.

Fonte: Cancer1 Epidemiology Biomarkers & Prevention de julho de 2009

NEWS.MED.BR, 2009. Maior número de ciclos ovulatórios e menarca antes dos 12 anos de idade estão associados à menor sobrevida após diagnóstico de um câncer no ovário, segundo publicação na Cancer Epidemiology Biomarkers & Prevention. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/37328/maior-numero-de-ciclos-ovulatorios-e-menarca-antes-dos-12-anos-de-idade-estao-associados-a-menor-sobrevida-apos-diagnostico-de-um-cancer-no-ovario-segundo-publicacao-na-cancer-epidemiology-biomarkers-amp-prevention.htm>. Acesso em: 11 nov. 2019.

Complementos

1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Tumor: Termo que literalmente significa massa ou formação de tecido. É utilizado em geral para referir-se a uma formação neoplásica.
3 Ovário: Órgão reprodutor (GÔNADAS) feminino. Nos vertebrados, o ovário contém duas partes funcionais Sinônimos: Ovários
4 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
5 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
6 Menarca: Refere-se à ocorrência da primeira menstruação.
7 Histerectomia: Cirurgia através da qual se extrai o útero. Pode ser realizada mediante a presença de tumores ou hemorragias incontroláveis por outras formas. Quando se acrescenta à retirada dos ovários e trompas de Falópio (tubas uterinas) a esta cirurgia, denomina-se anexo-histerectomia.
8 Sobrevida: Prolongamento da vida além de certo limite; prolongamento da existência além da morte, vida futura.
9 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.

Informações selecionadas

Gostou do artigo? Compartilhe!