Atalho: 6J3XR0D
Gostou do artigo? Compartilhe!

Helicobacter pylori pode estar associado às cólicas dos bebês, publicado pelo Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Pequeno estudo caso-controle, realizado na Arábia Saudita, com a participação de 55 bebês1 com cólica do lactente2, com idades variando entre duas semanas a quatro meses, que preenchiam os critérios modificados de Wessel (por exemplo, choro por mais de 3 horas por dia, por mais de 3 dias na semana) e um total de 30 bebês1 saudáveis no grupo controle, sem história de cólicas3, investigou a relação entre o Helicobacter pylori e as cólicas3 infantis.

Pesquisou-se a presença da bactéria4 através do teste de antígeno5 fecal para diagnóstico6 de Helicobacter pylori nas fezes dos bebês1. Dos 55 pacientes com cólica infantil, 45 (81,8%) tiveram resultado positivo para H. pylori; dos 30 controles saudáveis, 7 (23,3%) foram positivos para H. pylori.

Concluiu-se que a infecção7 por H. pylori pode estar associada à cólica do lactente2 e pode ser um fator causal para tal patologia8. Outros estudos também já chegaram a esta mesma conclusão. A presente pesquisa não encontrou relação entre a intensidade das cólicas3 e a concentração de H.pylori nas fezes. O tipo de alimentação usada pelos bebês1 (aleitamento materno9 exclusivo, fórmulas lácteas ou leite materno e fórmulas lácteas) não foi associado à presença de cólicas3 infantis.

Fonte: Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine, de julho de 2012

 

 

NEWS.MED.BR, 2012. Helicobacter pylori pode estar associado às cólicas dos bebês, publicado pelo Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/307875/helicobacter-pylori-pode-estar-associado-as-colicas-dos-bebes-publicado-pelo-archives-of-pediatrics-amp-adolescent-medicine.htm>. Acesso em: 16 out. 2019.

Complementos

1 Bebês: Lactentes. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
2 Lactente: Que ou aquele que mama, bebê. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
3 Cólicas: Dor aguda, produzida pela dilatação ou contração de uma víscera oca (intestino, vesícula biliar, ureter, etc.). Pode ser de início súbito, com exacerbações e períodos de melhora parcial ou total, nos quais o paciente pode estar sentindo-se bem ou apresentar dor leve.
4 Bactéria: Organismo unicelular, capaz de auto-reproduzir-se. Existem diferentes tipos de bactérias, classificadas segundo suas características de crescimento (aeróbicas ou anaeróbicas, etc.), sua capacidade de absorver corantes especiais (Gram positivas, Gram negativas), segundo sua forma (bacilos, cocos, espiroquetas, etc.). Algumas produzem infecções no ser humano, que podem ser bastante graves.
5 Antígeno: 1. Partícula ou molécula capaz de deflagrar a produção de anticorpo específico. 2. Substância que, introduzida no organismo, provoca a formação de anticorpo.
6 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
7 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
8 Patologia: 1. Especialidade médica que estuda as doenças e as alterações que estas provocam no organismo. 2. Qualquer desvio anatômico e/ou fisiológico, em relação à normalidade, que constitua uma doença ou caracterize determinada doença. 3. Por extensão de sentido, é o desvio em relação ao que é próprio ou adequado ou em relação ao que é considerado como o estado normal de uma coisa inanimada ou imaterial.
9 Aleitamento Materno: Compreende todas as formas do lactente receber leite humano ou materno e o movimento social para a promoção, proteção e apoio à esta cultura. Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
Gostou do artigo? Compartilhe!