Atalho: 69CI4R9
Gostou do artigo? Compartilhe!

Exercício físico durante a gravidez não previne diabetes gestacional, em trabalho publicado pelo periódico Obstetrics & Gynecology

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

O estudo publicado pelo periódico Obstetrics & Gynecology teve o objetivo de avaliar se o exercício durante a gravidez1 pode prevenir o diabetes gestacional2 e melhorar a resistência à insulina3.

Um total de 855 mulheres entre a 18a. e 22a. semanas de gestação foram aleatoriamente designadas a fazer 12 semanas de exercício padrão (grupo de intervenção) ou cuidados pré-natais padrão (grupo controle). O programa de exercícios seguiu as recomendações de intensidade moderada, sendo realizado por três ou mais dias da semana. Os desfechos primários avaliados foram o diabetes gestacional2 e a resistência à insulina3.

Como resultado, foi verificado que entre a 32a. e 36a. semanas de gestação não houve diferenças entre os grupos na prevalência4 de diabetes gestacional2: 25 de 375 (7%) no grupo de intervenção em comparação com 18 de 327 (6%) no grupo controle. Também não houve diferenças na resistência à insulina3 entre os grupos.

Não houve evidência de que a realização de 12 semanas de exercício padrão durante a segunda metade da gravidez1 previna o diabetes gestacional2 ou melhore a resistência à insulina3 em mulheres grávidas saudáveis, com índice de massa corporal5 normal.

Fonte: Obstetrics & Gynecology - Volume 1, de janeiro de 2012

NEWS.MED.BR, 2011. Exercício físico durante a gravidez não previne diabetes gestacional, em trabalho publicado pelo periódico Obstetrics & Gynecology. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/253060/exercicio-fisico-durante-a-gravidez-nao-previne-diabetes-gestacional-em-trabalho-publicado-pelo-periodico-obstetrics-amp-gynecology.htm>. Acesso em: 1 dez. 2020.

Complementos

1 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
2 Diabetes gestacional: Tipo de diabetes melito que se desenvolve durante a gravidez e habitualmente desaparece após o parto, mas aumenta o risco da mãe desenvolver diabetes no futuro. O diabetes gestacional é controlado com planejamento das refeições, atividade física e, em alguns casos, com o uso de insulina.
3 Resistência à insulina: Inabilidade do corpo para responder e usar a insulina produzida. A resistência à insulina pode estar relacionada à obesidade, hipertensão e altos níveis de colesterol no sangue.
4 Prevalência: Número de pessoas em determinado grupo ou população que são portadores de uma doença. Número de casos novos e antigos desta doença.
5 Índice de massa corporal: Medida usada para avaliar se uma pessoa está abaixo do peso, com peso normal, com sobrepeso ou obesa. É a medida mais usada na prática para saber se você é considerado obeso ou não. Também conhecido como IMC. É calculado dividindo-se o peso corporal em quilogramas pelo quadrado da altura em metros. Existe uma tabela da Organização Mundial de Saúde que classifica as medidas de acordo com o resultado encontrado.
Gostou do artigo? Compartilhe!

Complementos

10/01/2012 - Complemento feito por marcos
Re: Exercício físico durante a gravidez não previne diabetes gestacional, em trabalho publicado pelo periódico Obstetrics & Gynecology
Qualquer atividade física, deve ser iniciada, após uma avaliação criteriosa, feita por profissionais especializados, hábito que devemos adquirir, até mesmo para estimular a formação de profissionais capacitados em um nível mais elevado.

Em se tratando de gestação, é sempre bom lembrar que um pré natal de qualidade deve ser iniciado de forma precoce, afim de evitarmos complicações tanto para a mãe, como para o filho, e as atividades físicas podem ser introduzidas.

Quato ao DIABETES GESTACIONAL, exames de acompanhamento laboratoriais e clínicos devem ser feitos afim de evitar transtornos para a saúde tanto materna quanto da criança, e sempre devemos segur as recomendações de um bom profissional, durante o pré natal quanto a possíveis complicações de uma diabetes.

SÓ DEVEMOS TOMAR DECISÕES QUANTO A EXERCÍCIOS OU QUALQUER OUTRA AÇÃO, DEPOIS DE ANÁLISES CRITERIOSAS DE EXAMES CLÍNICOS, POR IMAGEM E LABORATORIAIS, QUE SERÃO REQUERIDOS PELO PROFISSIONAL RESPONSÁVEL PELO PRÉ NATAL.

  • Entrar
  • Assinar