Gravações audiovisuais de sete crianças com mortes súbitas inexplicáveis sugeriram que as mortes estavam relacionadas a ataques convulsivos
Mais de 2.900 crianças norte-americanas com menos de 4 anos morrem de causas desconhecidas todos os anos, o que representa mais de 219.000 anos de vida perdidos anualmente. Eles estão principalmente relacionados ao sono e não são testemunhados, com autópsias normais, limitando a compreensão dos mecanismos de morte. Neste estudo, publicado no jornal científico Neurology, procurou-se compreender os potenciais mecanismos de morte avaliando vídeos de mortes súbitas em crianças pequenas.
Em um registro de 301 mortes infantis súbitas e inexplicáveis, uma série de 7 casos registrados consecutivamente com gravações de vídeos caseiros do último período de sono da criança foram avaliados independentemente por 8 médicos quanto à qualidade de vídeo, movimento e som.
Quatro meninos e três meninas (13 a 27 meses de idade no momento da morte) com vídeos disponíveis compartilhavam características demográficas semelhantes aos outros 293 casos do registro sem gravações de vídeo. Cinco gravações de vídeo foram contínuas e duas foram acionadas por som ou movimento. Duas não tinham áudio.
Todas as gravações contínuas incluíram um evento convulsivo terminal com duração de 8 a 50 segundos; 4 crianças sobreviveram por >2,5 minutos após a convulsão1. Entre os vídeos descontínuos, os lapsos de tempo limitaram a revisão; 1 sugeriu um evento convulsivo.
Seis crianças estavam de bruços com a face2 voltada para baixo e 1 apresentava evidência de obstrução das vias aéreas na autópsia3.
As análises não suportaram arritmias4 cardíacas primárias; todas as 7 crianças tinham patologia5 cardíaca normal e o sequenciamento completo do exoma6 não identificou variantes conhecidas de doença cardíaca.
O estudo demonstrou que gravações audiovisuais em 7 crianças com mortes súbitas inexplicáveis implicam fortemente que as mortes estavam relacionadas com convulsões, sugerindo que muitas mortes inexplicáveis relacionadas com o sono podem resultar de convulsões.
Leia sobre "Convulsões - o que são", "O que é morte súbita", "Morte súbita do lactente7" e "Apneia8 do sono em bebê".
Fonte: Neurology, publicação em 04 de janeiro de 2024.