O uso a longo prazo de 400 miligramas por dia de vitamina E aumenta o risco de desenvolver câncer de pulmão em cerca de 28% - fumantes têm um risco particularmente aumentado
Estudo publicado no American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine concluiu que suplementos polivitamínicos, vitamina1 C, vitamina1 E e folato não reduzem o risco de câncer2 de pulmão3 e que o uso de vitamina1 E está associado a um aumento na incidência4 deste tipo de tumor5.
Para estudar a associação entre o uso de polivitamínicos, vitamina1 C, vitamina1 E e folato com o risco de desenvolvimento de câncer2 de pulmão3, foi realizado um estudo prospectivo6 de coorte7 com 77.721 pessoas com idade entre 50 e 76 anos em Washington. A pesquisa, conhecida como VITAL (VITamins And Lifestyle), mostrou que o uso de vitamina1 E foi associado a um aumento na incidência4 de câncer2 de pulmão3, principalmente em fumantes.
Apesar de 50% da população norte-americana usar polivitamínicos, as informações sobre os efeitos dessas vitaminas no risco de desenvolvimento de câncer2 de pulmão3 são limitadas. As pessoas devem ingerir vitaminas através de uma dieta balanceada com frutas, vegetais e grãos.
Fonte: American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine