Gostou do artigo? Compartilhe!

Ecopipam reduz os tiques na síndrome de Tourette

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Todos os medicamentos aprovados pela Food and Drug Administration dos EUA para a síndrome1 de Tourette são antipsicóticos e seu uso é limitado pelo risco de ganho de peso, alterações metabólicas e distúrbios do movimento induzidos por drogas.

Vários pequenos estudos sugerem que o ecopipam, um antagonista2 seletivo do receptor de dopamina3 1, o primeiro de sua classe, reduz os tiques com baixo risco para esses eventos adversos.

Este ensaio, publicado na revista Pediatrics, procurou avaliar ainda mais a eficácia, segurança e tolerabilidade do ecopipam em crianças e adolescentes com síndrome1 de Tourette moderada a grave.

Este foi um estudo de fase 2b multicêntrico, randomizado4, duplo-cego, controlado por placebo5. Indivíduos com idade ≥6 a <18 anos com uma pontuação total da Escala Global de Severidade de Tiques de Yale ≥20 foram aleatoriamente designados 1:1 para ecopipam (n = 76) ou placebo5 (n = 77).

O desfecho primário foi a mudança média ao longo de 12 semanas na pontuação total da Escala Global de Severidade de Tiques de Yale. A Impressão Clínica Global da Gravidade da Síndrome1 de Tourette foi o desfecho secundário. A segurança e a tolerabilidade foram avaliadas em cada consulta do estudo.

As pontuações totais de tiques foram significativamente reduzidas desde o início até 12 semanas no grupo ecopipam em comparação com placebo5 (diferenças médias dos mínimos quadrados -3,44, intervalo de confiança de 95% -6,09 a -0,79, P = 0,01).

A melhora na Impressão Clínica Global da Gravidade da Síndrome1 de Tourette também foi maior no grupo ecopipam (P = 0,03).

Mais ganho de peso foi observado em indivíduos designados para placebo5. Não foram identificadas alterações metabólicas ou eletrocardiográficas. Cefaleia6 (15,8%), insônia (14,5%), fadiga7 (7,9%) e sonolência (7,9%) foram os eventos adversos mais comuns.

O estudo concluiu que, entre crianças e adolescentes com Síndrome1 de Tourette, o ecopipam reduz os tiques em maior extensão do que o placebo5, sem evidência observável de efeitos colaterais8 comuns associados aos antipsicóticos.

Saiba mais sobre "Síndrome1 de Tourette" e "Distúrbios dos movimentos".

 

Fonte: Pediatrics, publicação em 11 de janeiro de 2023.

 

NEWS.MED.BR, 2023. Ecopipam reduz os tiques na síndrome de Tourette. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1432480/ecopipam-reduz-os-tiques-na-sindrome-de-tourette.htm>. Acesso em: 29 mar. 2024.

Complementos

1 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
2 Antagonista: 1. Opositor. 2. Adversário. 3. Em anatomia geral, que ou o que, numa mesma região anatômica ou função fisiológica, trabalha em sentido contrário (diz-se de músculo). 4. Em medicina, que realiza movimento contrário ou oposto a outro (diz-se de músculo). 5. Em farmácia, que ou o que tende a anular a ação de outro agente (diz-se de agente, medicamento etc.). Agem como bloqueadores de receptores. 6. Em odontologia, que se articula em oposição (diz-se de ou qualquer dente em relação ao da maxila oposta).
3 Dopamina: É um mediador químico presente nas glândulas suprarrenais, indispensável para a atividade normal do cérebro.
4 Randomizado: Ensaios clínicos comparativos randomizados são considerados o melhor delineamento experimental para avaliar questões relacionadas a tratamento e prevenção. Classicamente, são definidos como experimentos médicos projetados para determinar qual de duas ou mais intervenções é a mais eficaz mediante a alocação aleatória, isto é, randomizada, dos pacientes aos diferentes grupos de estudo. Em geral, um dos grupos é considerado controle – o que algumas vezes pode ser ausência de tratamento, placebo, ou mais frequentemente, um tratamento de eficácia reconhecida. Recursos estatísticos são disponíveis para validar conclusões e maximizar a chance de identificar o melhor tratamento. Esses modelos são chamados de estudos de superioridade, cujo objetivo é determinar se um tratamento em investigação é superior ao agente comparativo.
5 Placebo: Preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos, ministrada em substituição a um medicamento, com a finalidade de suscitar ou controlar as reações, geralmente de natureza psicológica, que acompanham tal procedimento terapêutico.
6 Cefaleia: Sinônimo de dor de cabeça. Este termo engloba todas as dores de cabeça existentes, ou seja, enxaqueca ou migrânea, cefaleia ou dor de cabeça tensional, cefaleia cervicogênica, cefaleia em pontada, cefaleia secundária a sinusite, etc... são tipos dentro do grupo das cefaleias ou dores de cabeça. A cefaleia tipo tensional é a mais comum (acomete 78% da população), seguida da enxaqueca ou migrânea (16% da população).
7 Fadiga: 1. Sensação de enfraquecimento resultante de esforço físico. 2. Trabalho cansativo. 3. Redução gradual da resistência de um material ou da sensibilidade de um equipamento devido ao uso continuado.
8 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
Gostou do artigo? Compartilhe!