Gostou do artigo? Compartilhe!

Maior nível de folato de glóbulos vermelhos pré-concepção reduz o risco de cardiopatia congênita na prole

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

A suplementação1 de ácido fólico na pré-concepção2 tem sido sugerida para proteger contra doença cardíaca congênita3 (DCC), mas a associação entre folato de glóbulos vermelhos (GV) materno, o biomarcador padrão ouro de exposição ao folato, e risco subsequente de DCC da prole necessita maiores estudos.

O objetivo deste novo estudo, publicado no Annals of Internal Medicine, foi quantificar a associação entre folato GV materno na pré-concepção2 e risco de cardiopatia congênita3 na prole.

Saiba mais sobre "Cardiopatias congênitas4" e "Ácido fólico - como e por que usar".

Foi realizado um estudo prospectivo5, aninhado, caso-controle e randomização mendeliana de 1 amostra em 29 maternidades, em 12 distritos da Grande Xangai, na China.

Os participantes incluíram todas as 197 mães de filhos com DCC e 788 mães de filhos não afetados individualmente pareados da SPCC (Shanghai Preconception Cohort).

O folato GV materno foi medido antes ou no início da gravidez6. As razões de chances [ORs] foram estimadas usando regressão logística condicional após ajuste para covariáveis. A randomização mendeliana foi feita usando a metilenotetrahidrofolato redutase (MTHFR) C677T como instrumento genético.

As pacientes do caso apresentaram concentrações medianas de folato GV materno mais baixas do que as participantes do controle (714 nmol/L [intervalo interquartil, 482 a 1008 nmol/L] vs. 788 nmol/L [557 a 1094 nmol/L]).

As concentrações maternas de folato GV foram inversamente associadas com DCC da prole (OR ajustada por 100 nmol/L, 0,93 [IC 95%, 0,89 a 0,99]). A OR ajustada para mães com folato GV pré-concepção2 de 906 nmol/L ou mais (vs. <906 nmol/L) foi de 0,61 (IC, 0,40 a 0,93).

A randomização mendeliana mostrou que cada aumento de 100 nmol nas concentrações maternas de folato GV foi significativamente associado à redução do risco de DCC na prole (OR, 0,75 [IC, 0,61 a 0,92]).

A limitação do estudo foi a potencial confusão devido a covariáveis não medidas no estudo de caso-controle aninhado.

O estudo concluiu que o folato de glóbulos vermelhos materno mais alto está associado à redução do risco de doença cardíaca congênita3 na prole. Para a prevenção primária de cardiopatia congênita3, níveis de folato de glóbulos vermelhos mais altos do que os atualmente recomendados para a prevenção de defeitos do tubo neural7 podem ser necessários e justificam mais estudos.

Leia sobre "Pré-natal: o que é" e "Dieta saudável na gravidez6".

 

Fonte: Annals of Internal Medicine, publicação em 23 de agosto de 2022.

 

NEWS.MED.BR, 2022. Maior nível de folato de glóbulos vermelhos pré-concepção reduz o risco de cardiopatia congênita na prole. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1424130/maior-nivel-de-folato-de-globulos-vermelhos-pre-concepcao-reduz-o-risco-de-cardiopatia-congenita-na-prole.htm>. Acesso em: 2 out. 2022.

Complementos

1 Suplementação: Que serve de suplemento para suprir o que falta, que completa ou amplia.
2 Concepção: O início da gravidez.
3 Congênita: 1. Em biologia, o que é característico do indivíduo desde o nascimento ou antes do nascimento; conato. 2. Que se manifesta espontaneamente; inato, natural, infuso. 3. Que combina bem com; apropriado, adequado. 4. Em termos jurídicos, é o que foi adquirido durante a vida fetal ou embrionária; nascido com o indivíduo. Por exemplo, um defeito congênito.
4 Congênitas: 1. Em biologia, o que é característico do indivíduo desde o nascimento ou antes do nascimento; conato. 2. Que se manifesta espontaneamente; inato, natural, infuso. 3. Que combina bem com; apropriado, adequado. 4. Em termos jurídicos, é o que foi adquirido durante a vida fetal ou embrionária; nascido com o indivíduo. Por exemplo, um defeito congênito.
5 Prospectivo: 1. Relativo ao futuro. 2. Suposto, possível; esperado. 3. Relativo à preparação e/ou à previsão do futuro quanto à economia, à tecnologia, ao plano social etc. 4. Em geologia, é relativo à prospecção.
6 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
7 Tubo neural: Estrutura embrionária que dará origem ao cérebro e à medula espinhal. Durante a gestação humana, o tubo neural dá origem a três vesículas: romboencéfalo, mesencéfalo e prosencéfalo.
Gostou do artigo? Compartilhe!