O câncer de próstata reativa programas epigenômicos do desenvolvimento durante a progressão metastática
Metástase1 do câncer2 de próstata3 foi associada ao renascimento do programa molecular adormecido ativado primeiro no desenvolvimento fetal, demonstrando um fenômeno universal compartilhado por tumores metastáticos da próstata3.
De acordo com pesquisa realizada por cientistas do Instituto de Câncer2 Dana-Farber, afiliado à Universidade de Harvard, quando o câncer2 de próstata3 progride para um estado metastático mais perigoso, ele o faz ressuscitando mecanismos moleculares adormecidos que guiaram o desenvolvimento fetal da glândula4 prostática, mas que foram posteriormente desligados. O estudo foi publicado na revista Nature Genetics.
![...](https://news.med.br/fmfiles/index.asp/::hidoctor::/blog/spacer.gif)
Os processos epigenéticos governam a biologia do câncer2 de próstata3 (CaP), como evidenciado pela dependência das células5 do CaP no receptor de andrógeno6 (RA), um fator de transcrição principal da próstata3.
Neste estudo, foram gerados 268 conjuntos de dados epigenômicos abrangendo duas transições de estado – do epitélio7 normal da próstata3 ao CaP localizado e às metástases8 – em amostras derivadas de tecido9 humano.
Descobriu-se que locais de RA reprogramados no CaP metastático não são criados do início; pelo contrário, são pré-preenchidos pelos fatores de transcrição FOXA1 e HOXB13 no epitélio7 prostático normal. Elementos reguladores reprogramados encomendados em doenças metastáticas sequestram programas de desenvolvimento latentes, acessando locais que estão implicados na organogênese da próstata3.
A análise dos elementos reguladores reativados permitiu a identificação e validação funcional de aprimoradores específicos de metástases8 previamente desconhecidos em HOXB13, FOXA1 e NKX3-1.
Finalmente, observou-se que os elementos reguladores específicos da linhagem da próstata3 estavam fortemente associados à herdabilidade do risco de CaP e à densidade de mutações somáticas. O exame da biologia da próstata3 através de uma lente epigenômica é fundamental para a compreensão dos mecanismos subjacentes à progressão do tumor10.
Leia sobre "Câncer2 de próstata3", "Prostatectomia" e "Câncer2 - informações importantes".
Fontes:
Nature Genetics, publicação em 20 de julho de 2020.
The Harvard Gazette, notícia publicada em 20 de julho de 2020.