Associação do atraso na hora de início da escola com duração, tempo e qualidade do sono entre adolescentes
O sono é um recurso associado à saúde1 e bem-estar; no entanto, a insuficiência2 do sono é comum entre os adolescentes.
O objetivo desse estudo, publicado pelo JAMA Pediatrics, foi examinar como o atraso no horário de início da escola está associado à duração, ao tempo e à qualidade do sono avaliados objetivamente em uma coorte3 de adolescentes.
Este estudo de coorte4 observacional aproveitou as modificações iniciadas pelo distrito nos horários de início de cinco escolas públicas de ensino médio na região metropolitana de Minneapolis e St Paul, em Minnesota, EUA. Um total de 455 alunos foi acompanhado da 9ª série (3 de maio a 3 de junho de 2016) até a 11ª série (15 de março a 21 de maio de 2018). Os dados foram analisados de 1º de fevereiro a 24 de julho de 2019.
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Todas as 5 escolas participantes começaram cedo (7:30 ou 7:45) na linha de base (2016). No acompanhamento 1 (2017) e continuando no acompanhamento 2 (2018), duas escolas atrasaram seus horários de início em 50 e 65 minutos, enquanto três escolas comparadas começaram às 7:30 da manhã durante todo o período de observação.
A actigrafia5 do punho foi utilizada para derivar índices de duração, tempo e qualidade do sono. Com uma metodologia de diferenças-em-diferenças, modelos lineares de efeitos mistos foram usados para estimar diferenças nas mudanças no tempo de sono entre as escolas de início atrasado e comparação.
Um total de 455 estudantes foram incluídos na análise (entre os que identificaram sexo, 225 meninas [49,5%] e 219 meninos [48,1%]; idade média [DP] no início, 15,2 [0,3] anos). Em relação à mudança observada nas escolas de comparação, os alunos que frequentaram escolas com início tardio tiveram uma média adicional de 41 minutos (IC 95%, 25-57) de sono noturno medidos objetivamente no acompanhamento 1 e 43 minutos (IC 95%, 25 -61) no acompanhamento 2.
Os horários de início atrasados não foram associados ao adormecimento mais tarde nas noites de escola nos acompanhamentos, e os alunos que frequentam essas escolas tiveram uma mudança de diferenças-em-diferenças média no sono noturno de fim de semana de -24 minutos (IC 95%, −51 a 2) da linha de base ao acompanhamento 1 e −34 minutos (IC 95%, −65 a −3) da linha de base ao acompanhamento 2, em relação ao participantes das escolas de comparação.
As diferenças-em-diferenças para o horário de início do sono noturno em noites de escola, a latência6 do início do sono no fim de semana, os pontos médios do sono, a eficiência do sono e o índice de fragmentação do sono entre as duas condições foram mínimas.
Este estudo constatou que adiar o horário de início do ensino médio pode prolongar a duração do sono em noites de escola em adolescentes e diminuir sua necessidade de recuperar o sono nos fins de semana. Esses achados sugerem que os horários de início posteriores podem ser uma estratégia duradoura para lidar com os déficits de sono de toda a população adolescente, permitindo maiores oportunidades para um sono saudável.
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Fonte: JAMA Pediatrics, publicação em 27 de abril de 2020.