Gostou do artigo? Compartilhe!

Anticorpos contra Chlamydia trachomatis associados ao dobro do risco para câncer de ovário, publicado pelo Journal of the National Cancer Institute

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

A doença inflamatória pélvica1 (DIP) tem sido associada ao risco de câncer2 ovariano. Para esclarecer o papel da Chlamydia trachomatis e de outros agentes infecciosos no desenvolvimento do câncer2 de ovário3, pesquisadores da Division of Cancer2 Epidemiology and Genetics, do National Cancer2 Institute, do National Institutes of Health e do Infections and Cancer2 Epidemiology - German Cancer2 Research Center (DKFZ) avaliaram a associação de marcadores sorológicos com câncer2 de ovário3 incidente4 usando uma abordagem em etapas em duas populações independentes.

Saiba mais sobre "Câncer2 de ovário3".

Os estudos incluíram:

  • Um estudo caso-controle na Polônia (244 casos de câncer2 de ovário3 / 556 controles).
  • Um estudo caso-controle aninhado prospectivo5 conhecido por The Prostate, Lung, Colorectal and Ovarian (PLCO) Cancer2 Screening Trial (160 casos de câncer2 de ovário3 / 159 controles).

Associações dos níveis de marcadores sorológicos com o risco de câncer2 ovariano no diagnóstico6, bem como limiares mais elevados, identificados na Polônia e avaliados de forma independente na PLCO, foram estimados por meio de regressão logística multivariada ajustada.

No estudo polonês, anticorpos7 (baseados em pontos de corte laboratoriais) contra a proteína Pgp3 codificada por plasmídeo de clamídia (padrão ouro sorológico) foram associados ao aumento do risco de câncer2 de ovário3 (odds ratio ajustado [OR] = 1,63, intervalo de confiança de 95% [IC] = 1,20 a 2,22); quando um resultado positivo foi redefinido em níveis mais elevados, o risco de câncer2 de ovário3 foi aumentado (ponto de corte 2: OR = 2,00, IC 95% = 1,38-2,89; ponto de corte 3 [OR max]: OR = 2,19, IC 95% = 1,29 a 3,73).

No estudo prospectivo5 PLCO Cancer2 Screening Trial, os anticorpos7 contra Pgp3 foram associados a risco elevado no ponto de corte de laboratório (OR = 1,43, IC 95% = 0,78 a 2,63) e pontos de corte mais rigorosos (ponto de corte 2: OR = 2,25, IC 95% = 1,07 a 4,71); ponto de corte 3: OR = 2,53, IC 95% = 0,63 a 10,08). Em ambos os estudos, os anticorpos7 contra outros agentes infecciosos medidos não estavam associados ao risco.

Concluiu-se que, nessas duas populações independentes, os anticorpos7 anteriores / atuais contra C. trachomatis (Pgp3) foram associados a uma duplicação do risco de câncer2 ovariano, enquanto os marcadores de outros agentes infecciosos não foram relacionados. Essas descobertas dão suporte a uma associação entre doença inflamatória pélvica1 e câncer2 de ovário3.

Leia também sobre "Riscos e benefícios da retirada dos ovários8", "Uretrites gonocócicas e não gonocócicas" e "Tracoma".

 

Fonte: JNCI: Journal of the National Cancer2 Institute, volume 111, número 2, de 1º de fevereiro de 2019.

 

NEWS.MED.BR, 2019. Anticorpos contra Chlamydia trachomatis associados ao dobro do risco para câncer de ovário, publicado pelo Journal of the National Cancer Institute. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1334353/anticorpos-contra-chlamydia-trachomatis-associados-ao-dobro-do-risco-para-cancer-de-ovario-publicado-pelo-journal-of-the-national-cancer-institute.htm>. Acesso em: 23 abr. 2019.

Complementos

1 Doença inflamatória pélvica: Infecção aguda que compromete o trato genital feminino (ovários, trompas de Falópio, útero). Manifesta-se por dor, febre e descarga purulenta pela vagina.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
3 Ovário: Órgão reprodutor (GÔNADAS) feminino. Nos vertebrados, o ovário contém duas partes funcionais Sinônimos: Ovários
4 Incidente: 1. Que incide, que sobrevém ou que tem caráter secundário; incidental. 2. Acontecimento imprevisível que modifica o desenrolar normal de uma ação. 3. Dificuldade passageira que não modifica o desenrolar de uma operação, de uma linha de conduta.
5 Prospectivo: 1. Relativo ao futuro. 2. Suposto, possível; esperado. 3. Relativo à preparação e/ou à previsão do futuro quanto à economia, à tecnologia, ao plano social etc. 4. Em geologia, é relativo à prospecção.
6 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
7 Anticorpos: Proteínas produzidas pelo organismo para se proteger de substâncias estranhas como bactérias ou vírus. As pessoas que têm diabetes tipo 1 produzem anticorpos que destroem as células beta produtoras de insulina do próprio organismo.
8 Ovários: São órgãos pares com aproximadamente 3cm de comprimento, 2cm de largura e 1,5cm de espessura cada um. Eles estão presos ao útero e à cavidade pelvina por meio de ligamentos. Na puberdade, os ovários começam a secretar os hormônios sexuais, estrógeno e progesterona. As células dos folículos maduros secretam estrógeno, enquanto o corpo lúteo produz grandes quantidades de progesterona e pouco estrógeno.
Gostou do artigo? Compartilhe!